O adeus do centro comercial colossal de SP caiu como uma bomba para milhares de frequentantes do local depois de anos de atividade
Centro comercial gigante e que disponibiliza em um mesmo local diferentes tipos de serviços, como lojas, cinemas, restaurantes e muito mais, os shoppings caíram no gosto do grande público e se tornaram o local perfeito para quem deseja ir às compras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, a grande realidade é que nos últimos anos o comércio online vem abocanhando cada vez mais espaço entre os consumidores, situação essa que tem refletido em estabelecimentos do segmento e de grande porte, acabarem indo ao fundo do poço, como é o caso que citaremos nesta matéria.
Vale dizer que, estamos nos referindo ao Best Shopping, situado em São Bernardo do Campo, São Paulo. A obra colossal, fundada em 1986, chegou a receber uma média de nada menos que 5 mil pessoas por semana e até 10 mil aos fins de semana, mostrando assim a sua imensa grandiosidade. Segundo o G1, a construção divida em três pavimentos tinha 8 mil m² e se tornou uma dor de cabeça aos moradores da Chácara Inglesa, bairro nobre da cidade, localizada na Grande São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, apedar do sucesso, o empreendimento gigante enfrentou um grave período de turbulência e muitas dificuldades financeiras por 4 anos seguidos. Assim, das 193 lojas que haviam sido abertas no local, apenas 43 seguiram funcionando até julho de 1999.
Acontece que além das dificuldades, a prefeitura lacrou o prédio por conta da falta de alvará do Corpo de Bombeiros. Dessa forma, muitos proprietários bateram o martelo e decidiram fechar às portas dos seus estabelecimentos. Além disso, ambas as salas de cinema foram inutilizadas e a área de refeições não chegou nem a ser totalmente ocupada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes do fim das atividades, as lojas restantes foram distribuídas entre o primeiro e o segundo andares, deixando o terceiro completamente vazio. Segundo o G1, o investimento colossal chegou ao fim em janeiro de 2001. O adeus do shopping ocasionou a perda de emprego de aproximadamente 200 funcionários que desempenhavam funções nas lojas, na manutenção do espaço e na segurança.
SITUAÇÃO DECADENTE E DESFECHO
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No ano de 2015, após 14 anos do fechamento, o prédio que estava em decadência foi finalmente demolido, tendo seu desfecho cravado. Vale dizer que, o estabelecimento se tornou um verdadeiro pesadelo para os moradores da vizinhança.
Nos anos que esteve abandonado, o prédio serviu para moradores de rua, usuários de drogas, skatistas, pichadores, grafiteiros e muitas mais. Além disso, entre 2002 e 2006 o estabelecimento sofreu invasões, foi saqueado, teve os fios elétricos, elevadores e os metais da escada rolante roubados.
Ainda de acordo com o G1, existiam pessoas que usavam o local abandonado para rituais macabros de magia negra. “As mulheres vinham grávidas e saíam sem as crianças. Eles comiam gente morta aqui. Todo mundo que tinha contato com o shopping saía com uma “coisa daqui””, relatou um ex-morador.
“De 2002 a 2006 o prédio sofreu várias invasões, foi saqueado, furtaram fios elétricos, elevadores e os metais da escada rolante. Teve muita ação da polícia no local para a retirada dessas pessoas. Muitos chegaram a usar o espaço para fazer rituais macabros”, disse Zenilson Gurgel, último administrador do Best Shopping, entre os anos de 1996 a 2001.
Qual o maior shopping do Brasil?
Segundo o Wikipédia, o Shopping Leste Aricanduva, em São Paulo, é o maior centro de compras do Brasil e da América Latina. O Parque Dom Pedro Shopping, em Campinas, é o quarto maior estabelecimento do Brasil. O RioMar Recife é o 5º maior centro comercial do Brasil. O RioMar Fortaleza é 7º maiores do Brasil.