Abandono e demolição: Facão à solta no RJ acaba com 112 gigantes

112 imóveis foram demolidos ou não encontrados no Rio de Janeiro desde 2021
Nesta quarta-feira, 23, traremos todos os detalhes sobre uma audiência pública no Rio de Janeiro após a demolição de 112 imóveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiramente, a Comissão Permanente de Assuntos Urbanos da Câmara Municipal do Rio de Janeiro realizará a audiência na próxima quinta-feira, 24.
Mas, afinal, o que aconteceu?
Essa audiência tem como objetivo discutir a situação dos imóveis abandonados na cidade, de acordo com o portal Diário do Rio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O encontro será realizado no Plenário do Palácio Pedro Ernesto. O canal Rio TV Câmera, noYouTube, também irá transmitir a audiência.
Desabamento
No dia 20 de março de 2025, o desabamento de um casarão histórico, na região central do Rio de Janeiro, fez com que o debate ganhasse urgência.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
O desabamento resultou na morte de uma pessoa e em danos materiais para vizinhos.
Desse modo, a situação precária do casarão evidenciou a falta de manutenção e fiscalização sobre construções em estado de abandono no Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O vereador Pedro Duarte, presidente da comissão, reforçou a importância de apresentar propostas para resolver as construções em estado de abandono.
“A Prefeitura do Rio nos prometeu apresentar propostas para solucionar o problema dos imóveis abandonados durante a audiência pública. Esse foi o motivo pelo qual atendemos o pedido do prefeito Eduardo Paes para adiar o evento do dia 31 de março para o próximo dia 24”, disse Pedro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Demolições no Rio de Janeiro
Desde 2021, o gabinete de Pedro Duarte realiza um levantamento sobre edificações abandonadas no município. No total, 783 imóveis foram vistoriados.
De acordo com o gabinete, a análise resultou em:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 112 imóveis demolidos ou não localizados;
- 107 desocupados;
- 109 eram subutilizados.
“Imóveis abandonados não são apenas um problema físico. Simbolizam oportunidades desperdiçadas e desafios que podemos superar com criatividade e diálogo. Essa audiência será uma boa oportunidade para debatermos com a prefeitura e com entidades da sociedade civil soluções para um problema que se arrasta há décadas”, disse o vereador.

Quem estará na reunião do Rio de Janeiro?
Por fim, para a audiência, foram convidados mais de 30 órgãos públicos:
- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE);
- Defesa Civil, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN);
- Ministério Público do Rio de Janeiro, o CREA-RJ, o IBAPE-RJ, a Firjan e a organização SOS Patrimônio.
Além disso, a reunião poderá contar com as presenças de:
- Gustavo Guerrante, secretário de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento (SMDU);
- Laura Di Blasi, presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH);
- Oito subprefeitos da cidade;
- Pedro Duarte;
- Átila Nunes;
- Zico.
Desse modo, a audiência tem como objetivo reunir especialistas, técnicos e representantes da sociedade civil para discutir soluções que ajudem a reduzir riscos urbanos e preservar o patrimônio histórico do Rio de Janeiro.

Considerações finais
Em suma, desde 2021, o gabinete de Pedro Duarte realiza um levantamento sobre edificações abandonadas no município. O relatório aponta que 112 locais foram demolidos ou não localizados.
Além disso, a Comissão Permanente de Assuntos Urbanos da Câmara Municipal do Rio de Janeiro realizará a audiência na próxima quinta-feira, 24, para criar estratégias para áreas desocupadas na cidade.
Veja mais notícias sobre o Rio de Janeiro clicando aqui.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.