Alerta
No flagra: A denúncia da Vigilância Sanitária contra unidade crucial do Assaí e justiça acionada com urgência
05/07/2024 às 9h20

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma unidade do Assaí sofreu uma denúncia através da Vigilância Sanitária por conta de diversas irregularidades no local. Até mesmo a justiça acabou acionada para resolver as divergências
A Vigilância Sanitária é responsável pela fiscalização de todos os estabelecimentos comerciais, principalmente aqueles que mexem com alimentação. Durante uma denúncia, tiveram que intervir contra uma unidade gigante do Assaí, em março deste ano de 2024, com até a justiça acionada.
Ao longo do ano é comum que os órgãos fiscalizadores façam até mesmo mais de uma visita aos estabelecimentos, para ver se está tudo em ordem. Porém, caso os clientes identifiquem alguns problemas podem também realizar denúncias sobre o local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal do Ministério Público da Bahia, em março deste ano de 2024, a unidade Calçada/Uruguai do Assaí sofreu uma denúncia do Ministério Público Estadual. Isso porque a loja apresentava irregularidades que iam contra o que é previsto pela Vigilância Sanitária.
Assim, acionaram a justiça em caráter de urgência para obrigar a unidade a respeitar as normas sanitárias, renovando o seu Alvará de Saúde. Além de todos os documentos exigidos pela Anvisa, antes do vencimento.
Ainda segundo o site, dentre as irregularidades encontradas estavam problemas estruturais nas câmaras de refrigeração, vazamentos no açougue, higienização inadequados. Havia também produtos sem preços e sem data de validade sendo comercializados. por conta de todas as irregularidades encontradas, o Ministério Público pediu para a justiça o pagamento de uma indenização por conta dos prejuízos coletivos causados à sociedade. O valor reverteria ao Fundo Estadual dos Direitos do Consumidor.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nestlé compra gigante dos chocolates por R$ 566M para aniquilar Cacau Show

R$292M: Globo confirma +1 liberação do INSS aos aposentados além do 13º salário em maio de 2025

Brasileiros estão em festa com feriado confirmado para quinta (15)
Pagamento de indenização
Além disso, também solicitaram o pagamento de uma indenização para os consumidores que sofreram prejuízos materiais e morais. Isso por conta das práticas abusivas encontradas na unidade do Assaí.
A empresa solucionou todos os problemas e a unidade segue aberta. Porém agora com a garantia que tudo está em plena concordância com as regras exigidas pela Vigilância Sanitária e do Ministério Público da Bahia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante desses casos, o Assaí tem uma nota em que esclarece os procedimentos. “As ocorrências reportadas ao canal de Ouvidoria passam por análise de uma área independente e, caso proceda, aplicam as medidas previstas em nosso Código de Ética e demais normas e procedimentos da empresa”.
Vale lembrar que nessas situações o estabelecimento precisa corrigir todas as irregularidades encontradas para seguir aberto normalmente. Como o Assaí é uma das principais redes do segmento trataram de resolver tudo rapidamente e hoje estão com a unidade em pleno vigor.

A unidade do Assaí acabou tendo um flagrante com vários problemas identificados (Reprodução: Assaí/Divulgação)

A vigilância sanitária fiscaliza todos os estabelecimentos (Reprodução: Internet)

A rede é uma das maiores do Brasil (Reprodução: Internet)
Quando o Assaí foi fundado?
O Assaí, uma das maiores redes de supermercados que está instalada no Brasil, com a presença em 24 estados mais o Distrito Federal, surgiu em 1974.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são: