“Depois da Record, o Brasil teve outro rumo”, afirma Edir Macedo

27/04/2015 às 7h11

Por: Aloizio Júnior
Imagem PreCarregada
Edir Macedo foi entrevistado no "Conexão Repórter" (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Neste domingo (26), o programa “Conexão Repórter” foi especial. Sob encomenda de Silvio Santos, Roberto Cabrini entrevistou e preparou uma grande reportagem sobre Edir Macedo, dono da Igreja Universal do Reino de Deus e da Rede Record de Televisão. Silvio aguardava tanto esta matéria, que cedeu 1h30 de sua atração e ela foi exibida a partir das 22h30.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre diversas perguntas, o jornalista questionou sobre Macedo sobre a sua prisão, acusado de charlatanismo, em 1992. Foi a oportunidade para o líder da Universal mais uma vez dizer que os culpados foram a Igreja Católica e a Rede Globo. “Acredito que eu seja o inimigo número um da Igreja Católica”. Sobre as muitas acusações que recebe, fez piada: “A Igreja Universal é que nem omelete. Quanto mais se bate, mais ela cresce”.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A compra da Record, ocorrida em 1989, depois de difícil negociação com a família Machado de Carvalho e Silvio Santos, serviu para Macedo fazer discurso. Primeiro disse: “Eu fui visado, muito visado. Logo eu, uma pessoa tão frágil. Por esse lado, a compra foi cruel”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida, observou, talvez sem se dar conta que estava fazendo uma crítica implícita ao SBT: “Depois da Record, o Brasil teve outro rumo. Até então tínhamos a Rede Globo como informação única nesse país. Com a Record tivemos a oportunidade de deixar o povo brasileiro ciente do outro lado dos fatos. Isso fez o Brasil despertar. Hoje temos um Brasil democrático, eu diria, em grande parte por causa da Record.”

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Na conversa franca, ele falou abertamente sobre suas origens, a criação do império de 7 mil igrejas e 20 mil pastores em todo o mundo, os princípios de sua fé, a teologia da prosperidade, o Templo de Salomão, as obras sociais da Universal e seu estilo de administrar. Cabrini foi até a pequena cidade de Rio das Flores, no interior do estado do Rio, onde o bispo nasceu em 18 de Fevereiro de 1945 e resgatou como vivia sua família, seus pais e seus seis irmãos. A infância difícil, os complexos com uma pequena deficiência física, a vida em uma fazenda cafeeira onde o pai do menino Didi (como era então chamado) era empregado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao final, Cabrini perguntou como Macedo se comparava a Silvio Santos — “dois grandes comunicadores”, segundo o repórter: “Não tenho o sorriso, a gargalhada, o jeito do Silvio Santos. Ele é um excelente comunicador”, disse o bispo. “E eu tenho a minha fé. Só sei passar fé.”

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

conexão repórter
dono da record
Edir Macedo
historia de edir macedo
Record
Rede Record
Roberto Cabrini
SBT
Silvio Santos

Aloizio Júnior ingressou na faculdade de Direito, mas é encantado por Medicina e hoje em dia é um vestibulando. Falar sobre TV sempre foi um hobby e faz isso desde 2008. Atento sobre todas as novidades no mundo da TV, entrou para a equipe do TV Foco em agosto de 2012.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.