Depois de anunciar aposentadoria, Joaquim Barbosa é disputado pelas emissoras para realizar entrevista
04/06/2014 às 19h43
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, deixará a mais alta Corte do País neste mês. A decisão foi anunciada depois de conversa com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, e com o presidente do Senado Federal Renan Calheiros, no Congresso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta disso, de acordo com informação divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo”, as emissoras já começaram a disputa para ver quem vai ser a primeira a conseguir uma entrevista polêmica e importante com o ministro.
Uma das possíveis perguntas é se Joaquim tem algum interesse em se candidatar a algum cargo político. O ministro, que já havia dito meses atrás que deixaria o STF, não pode se candidatar a cargo político este ano. Para concorrer às eleições, ele deveria ter deixado o Supremo até o dia 5 de abril, seis meses antes do pleito, segundo resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seus quase 12 anos como ministro do Supremo (completará em 25 de junho), Joaquim Barbosa colecionou bate-bocas, discussões ríspidas, trocas de ameaças, ofensas e até um princípio de confusão.
Pela lei brasileira, Barbosa só precisaria deixar o STF aos 70 anos, idade em que a aposentadoria é compulsória para juízes. Ele estava na presidência desde novembro de 2012.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Aloizio Júnior
Aloizio Júnior ingressou na faculdade de Direito, mas é encantado por Medicina e hoje em dia é um vestibulando. Falar sobre TV sempre foi um hobby e faz isso desde 2008. Atento sobre todas as novidades no mundo da TV, entrou para a equipe do TV Foco em agosto de 2012.