CAUSOU POLÊMICA

Derrame fez Globo se envolver em escândalo e carta aberta condenou emissora: “Perplexo e indignado”

08/12/2022 às 16h32

Por: Aline Fonseca
Imagem PreCarregada
Derrame fez Globo se envolver em escândalo e carta aberta condenou emissora (Reprodução)

Médicos foram aos jornais para condenar emissora

A Globo é conhecida mundialmente, principalmente, por causa das suas novelas. Muitos dos folhetins da emissora carioca já foram premiadas por conta de suas histórias, mas algumas causaram polêmicas e fizeram a Platinada se envolver até em escândalos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foi o caso da novela ‘Meu Bem, Meu Mal’, exibida em 1990, na Globo. A trama fez muito sucesso, mas causou dor de cabeça à emissora devido a um derrame.

No folhetim, o personagem de Lima Duarte sofre um derrame, fica preso em uma cadeira de rodas e impossibilitado de falar. O papel do ator na trama é tão marcante que uma de suas frases, “eu prefiro melão”, é lembrada até hoje pelo público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pois bem, a novela fez muito sucesso na época, mas também levantou questionamentos dos profissionais da área da saúde sobre o tratamento aplicado ao personagem Lázaro, vivido por Lima Duarte.

Na trama, ele era cuidado pela enfermeira Elza (Zilda Cardoso) que se dedicava a cuidar de Lázaro, porém usa sugestão da enfermeira deu o que falar. Ela sugeriu que o paciente fizesse uso de uma “bolinha milagrosa” o que fez a sociedade de fisioterapias se manifestar publicamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Derrame de personagem de Lima Duarte fez Globo se envolver em escândalo

Derrame de personagem de Lima Duarte em novela fez Globo se envolver em escândalo (Divulgação Globo)

REPERCUSSÃO

O tratamento ‘milagroso’ abordado em ‘Meu Bem, Meu Mal’ causou indignação de médicos da área. Na época, o presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia falou à ‘Folha de S. Paulo’ e disse que na vida real a forma de tratar o paciente seria totalmente contraindicado.

Já em abril de 1991, um outro fisioterapeuta publicou uma carta aberta no ‘Jornal Brasil’ condenando a Globo pela abordagem do tratamento contraindicado.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estou perplexo e indignado com a Rede Globo, mais especificamente com os responsáveis técnicos das cenas que envolvem o ator Lima Duarte, na sua interpretação como portador de uma hemiplegia, na novela ‘Meu Bem, Meu Mal’”, dizia um dos trechos da carta.

Apesar da polêmica, o autor não se pronunciou e a novela seguiu da mesma maneira.

 

Globo
lima duarte
Meu Bem
Meu Mal
novela globo

Autor(a):

Aline Fonseca - Formada em Jornalismo, já passei por assessoria de imprensa e pelo hard news. Atualmente, escrevo sobre famosos e tv, e sigo acreditando no poder transformador da informação de qualidade. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.