Fruta favorita dos brasileiros no verão, é uma forte aliada no combate ao acúmulo de açúcar e gordura no sangue e salva a saúde dos idosos 60+.
A gordura e o açúcar no sangue representam sérios riscos à saúde dos idosos, especialmente em relação ao aumento do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e outros problemas metabólicos.
Com o envelhecimento, o corpo perde parte de sua capacidade regular dessas substâncias, tornando mais difícil controlar os níveis ideais de glicose e lipídios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso pode resultar em complicações como resistência à insulina, hipertensão e doenças do coração.
No entanto, há alternativas naturais que podem ser de grande ajuda no controle dessas condições, e uma delas é a lichia, uma fruta exótica, considerada nº1 durante o verão brasileiro.
Sendo assim, a partir de informações coletadas no portal Catraca Livre, a equipe do TV Foco, especializada em beleza, descobriu todos os benefícios dessa fruta no combate ao açúcar e à gordura no sangue.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imbatível
Vinda da China, a lichia é apreciada não apenas pelo seu sabor doce e refrescante. No entanto, conforme mencionado acima, ela também oferece diversos benefícios à saúde:
- Ela se destaca principalmente por ajudar no controle do açúcar e da gordura no sangue, sendo uma excelente saída para idosos conseguirem níveis equilibrados.
- Por conter compostos fenólicos como o oligonol, conhecidos por sua capacidade de regular o metabolismo da glicose, ela também auxilia no controle do diabetes.
- Além disso, a lichia é rica em fibras, o que proporciona sensação de saciedade, contribuindo para o emagrecimento.
Isso sem falar que ela também estimula a queima de gorduras, especialmente por meio de um composto chamado cianidina, o que pode ser muito benéfico para quem sofre de colesterol.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Novo valor do Seguro-Desemprego e +3 presentões do FGTS chegam para salvar trabalhadores HOJE (09)
● Adeus, almoço de 1h: Lei trabalhista em vigor em 2025 reduz intervalo de CLTs com 1 única atitude de patrões
● 50% de desconto no IPTU em 2025: Benefício é liberado a lista de CPFs em apenas 4 passos simples
Por fim, por conter muita água, ela se torna ideal para quem busca uma dieta balanceada e saudável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E os benefícios não param:
Outro benefício da lichia para a saúde dos idosos é o fortalecimento do sistema imunológico. Seu alto teor de vitamina C ajuda a:
- Prevenir resfriados e gripes;
- Atua como antioxidante;
- Combate os danos causados pelos radicais livres, que estão associados ao envelhecimento celular e ao surgimento de doenças degenerativas.
MAS ATENÇÃO! Apesar de todos esses benefícios, é importante lembrar que a lichia não deve ser considerada uma solução única e não dispensa, de forma alguma, orientações médicas e medicamentos.
Também é importante saber que a lichia se consumida em jejum ou com níveis de glicose muito baixos, para evitar crises de hipoglicemia.
Além disso, o TV Foco jamais incentiva a automedicação.
Como consumir a lichia da melhor forma?
Para aproveitar ao máximo os benefícios da lichia, consuma a fruta fresca logo após descascá-la.
Ou você pode aficionado a fruta em uma série de receitas como:
- Saladas;
- Sucos;
- Smoothies
- E até mesmo sobremesas, como sorvetes e mousses.
Considerações finais:
Em suma, a lichia, fruta queridinha do verão brasileiro, é um verdadeiro elixir para a saúde, especialmente para os idosos.
Rica em antioxidantes e fibras, ela ajuda a controlar os níveis de açúcar e gordura no sangue, fortalecendo o sistema imunológico e contribuindo para uma vida mais saudável.
Além de saborosa, a lichia é uma aliada na prevenção de doenças como diabetes e problemas cardiovasculares.
No entanto, é importante consultar um médico para uma orientação personalizada e não substituir tratamentos convencionais.
Para saber mais receitas e dicas de chás, clique aqui*