Cuidado com esses aparelhos na hora de pagar a conta de luz
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que a conta de luz sempre representa uma grande dor de cabeça para os brasileiros. Isso porque as companhias elétricas costumam pesar a mão na hora de cobrar o consumo de energia e cobram valores altos aos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pensando justamente nesse problema, resolvemos separar algumas dicas importantes para fazer o valor cobrado pela conta de luz ter uma considerável redução. Algumas medidas, por exemplo, podem ser tomadas pelo consumidor para evitar uma cobrança elevada no final do mês.
Acontece que poucas pessoas sabem, mas alguns eletrodomésticos, mesmo desligados, ainda são capazes de consumir energia. Aliás, muitas pessoas costumam deixar o carregador na tomada, a TV em standby e o micro-ondas conectado à energia. Essa é uma prática comum na maioria das casas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, estes aparelhos retirados da tomada pode fazer uma grande diferença no bolso. Segundo pesquisas, o consumo fantasma pode ser responsável por até 9% do valor total da conta de luz. De acordo com informações do Portal6, a melhor estratégia é retirar esses aparelhos das tomadas. Dessa forma, separamos uma lista com os maiores vilões.
Quais aparelhos devem ser retirados da tomada?
1) Televisão
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, mesmo desligada, a televisão consome elevadas quantidades de energia elétrica, devido ao sistema, principalmente nos modelos smart, e a luz que indica o modo standby.
2) Micro-ondas
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Vai doer no bolso: Sabesp anuncia fim no desconto na conta de água e comunicado cai como bomba em SP
● A Enel esconde de você: 7 dicas infalíveis ainda em 2024 para baixar a conta de luz em até 85%
● Enel ciente: Eletrodoméstico que todo mundo usa causa rombo na conta de luz e supera ar condicionado
Ele consome muita energia. O painel integrado à frente do micro-ondas rouba muita eletricidade. Dessa forma, o mais recomedado é só colocar na fonte de alimentação, no momento em que for usar o equipamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3) Carregador
Poucas pessoas retiram o carregador de celular da tomada após o uso, mas isso é o mais recomendado. O consumo em standby, pode chegar de 1 a 5 watts, gerando um gasto desnecessário de energia. Além disso, ele também pode provocar incêndios.
4) Computador
Algumas pesquisas apontam que computador pode consumir até 21w por hora mesmo estando desligado, gerando um grande impacto na conta. O mesmo é válido para o notebook, que pode consumir até 18w só por estar conectado.
5) Ar-condicionado
Ele é considerado um dos grandes vilões da conta de luz e para não piorar a situação o mais recomendado é tirá-lo da tomada. Isso pode te ajudar a economizar, principalmente em aparelhos mais modernos, com programações automáticas.
6) Aparelho de som
As caixas de som também só devem ser plugadas na tomada durante o uso, principalmente os modelos mais novos que vem com iluminação embutida. É preciso ter cuidado para não doer no bolso no final do mês.