O valor do IPTU pode despencar se você fizer isso no seu imóvel
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que um dos impostos mais temidos pelos brasileiros é o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Ele tem um importante papel no orçamento municipal, figurando muitas vezes como principal fonte de receita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dependendo da cidade onde você vive, o valor cobrado pode ser muito caro. Para quem quer fugir dessas altas cobranças, separamos uma dica especial que pode fazer o preço do IPTU despencar. Aliás, poucas pessoas sabem que isso é possível, justamente por isso, decidimos repassar essa informação.
Uma importante dica, segundo uma matéria do G1, é investir em sistemas fotovoltaicos. Ter um painel solar em casa ou na empresa pode contribuir para reduzir o pagamento de impostos. Trata-se de uma iniciativa governamental que visa incentivar a aplicação de práticas ou tecnologias sustentáveis em ambientes urbanos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, o IPTU se aplica nessa medida. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do IPTU Verde foi aprovada pelo Senado brasileiro no final de 2022. A legislação permite que os municípios reduzam o valor do imposto para os contribuintes que adotam ações ambientalmente sustentáveis em seus imóveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que além da aplicação de painéis solares, outras práticas também podem ser recompensadas, como o uso de sistemas de reutilização da água da chuva, iluminação LED, preservação de áreas verdes ou vegetação nativa, uso de materiais de construção sustentáveis, entre outros. Cada município possui suas próprias regras.
O desconto pode chegar a quanto?
Dessa forma, os descontos podem mudar de cidade para cidade. Em média, os descontos variam entre 1% a 5%, e podem ser cumulativos, alcançando o teto de até 20%. Para garantir o desconto, é muito importante entender a legislação específica da sua cidade, e ficar atento aos prazos, especialmente de adesão ou renovação do programa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE