Tudo sobre o banco enorme em país que acabou tendo a sua falência decretada
Não dá para negar que a falência de dois megas bancos nos Estados Unidos deixaram o mundo chocado. No final da primeira quinzena de março, o Signature Bank, um dos 100 melhores dos melhores bancos da revista Forbes, simplesmente quebrou.
Além disso, é importante falar também que dois dias antes, o SVB, conhecido como o “banco das startups”, também sofreu e foi fechado pelas autoridades dos Estados Unidos. Isso causou alvoroço, afinal, se instalou o medo das pessoas de ficarem com suas contas impossibilitadas de movimentações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O caso do banco SVB foi ainda mais grave que o do Singature, uma vez quera era simplesmente uma das 20 maiores instituições financeiras do país. Devido a uma manobra de venda, o SVB teve um prejuízo de dois bilhões de dólares ou 10 bilhões de reais.
De acordo com informações do G1, o desespero dos clientes com a notícia foi tamanha que as retiradas chegaram a 42 bilhões de dólares em poucas horas. Mas, o problema não parou por aí, pois, foi constatado que o SVB não teria dinheiro para pagar os clientes e foi fechado.
Assim que foi constatado os problemas no Signature Bank e SVB, o Governo dos Estados Unidos interviu e fechou as portas das instituições. Em seguida, enviou um comunicado a população que ninguém sairia no prejuízo. Assim, o dinheiro que cada um tivesse nos respectivos bancos, seriam sacados integralmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As pessoas que tem contas nesses bancos serão contempladas pelo fundo criado após a crise financeira de 2008, onde 100 bilhões de dólares ficaram disponíveis para arcar com tempos tenebrosos como esses. Porém, o levantamento ainda não esclarece se só esse dinheiro será o suficiente para bancar a falências dessas empresas, pois, como são as maiores do país, tinham milhões de clientes ligados.
O que acontece em caso de falência de bancos digitais?
Para quem não sabe, os bancos digitais são integrados ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC), caso algum deles quebre ou decrete falência, o Banco Central bloqueia o dinheiro da instituição para garantir o pagamento de todos os consumidores.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Calote de R$ 6 M: Gigante n°1 em alimentos tem falência decretada após se afundar em dividas
● Calote de R$ 2 BI: O anúncio de Bonner ao paralisar JN às pressas com falência de rival n°1 da Azul
● Calote de 9 bilhões: Plano de saúde nº1 faz pedido de falência e deixa beneficiários sem chão em país
Caso a empresa não consiga se recuperar e seja decretada falência, as dívidas serão pagas de acordo com a ordem de preferência estabelecida pela Lei de Falências e Recuperação Judicial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE