FALÊNCIA!

Descanse: Falência decadente de shopping de SP, rival do Center Norte

06/09/2024 às 22h02

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
A Falência decadente de shopping de SP, rival do Center Norte - Foto: Internet

O centro comercial queridinho de São Paulo e rival do Center Norte, teve a falência decretada após anos de atividade e agora descansa em paz

Não é necessário ser um especialista no assunto para chegar a conclusão de que São Paulo é um dos maiores centros comerciais do Brasil. Dessa forma, a metrópole possui locais vitais para a economia local, como é o caso dos grandes shopping centers.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E por falar nos estabelecimentos, dessa vez iremos tratar da falência decadente de um gigante de mercado em SP, rival do Center Norte, outro queridinho da capital.

Para quem não sabe, estamos se referindo a falência do Shopping Center Matarazzo. De acordo com informações do Estadão, o estabelecimento foi um pequeno centro comercial no bairro da Pompéia, zona oeste de São Paulo. Apesar de não ser tão grande assim, o local era bem movimentado e muito querido pelos moradores da região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Center Norte fez um investimento de R$100 milhões (Reprodução: Internet)
Center Norte (Reprodução: Internet)

O empreendimento foi inaugurado em outubro de 1975, sendo de propriedade das Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo. O prédio foi construído como um strip center, sendo um supermercado com uma faixa de lojas em anexo.

As principais atrações para os moradores das redondezas se tratavam do supermercado Jumbo Eletro e o restaurante da rede McDonald’s, que ficava no estacionamento externo. No ano de 1991, quando ocorreu a inauguração do Shopping West Plaza na mesma região, o Matarazzo viveu uma grande reformulação para não perder os clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante uma disputa interna entre a família Matarazzo e o Grupo Pão de Açúcar (então dono do supermercado Jumbo Eletro), a loja âncora teve um desfecho dramático e acabou sendo fechada. Assim, a loja foi substituída pelo supermercado Cândia (a loja foi posteriormente vendida para a rede de supermercados Sonda).

Mesmo com as várias tentativas de recuperar o movimento do local, o shopping acabou indo a leilão no ano de 1997, por conta das dívidas. Assim, ele foi arrematado pelo grupo gaúcho Zaffari, por uma quantia de nada menos que R$ 18,5 milhões.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar da venda, o shopping continuou funcionando normalmente no mesmo local por cinco anos. Vale dizer que, em 2002, o Sonda brigava com todas as forças na justiça por conta de uma ordem de despejo expedida pelos novos donos, exigindo que a loja do supermercado que ficava no local fosse fechada.

Dessa forma, teve início o fim do empreendimento. Depois de solucionar o impasse, o shopping foi fechado e demolido, começando assim as obras do Bourbon Shopping São Paulo, estabelecimento queridinho dos paulistas e que foi inaugurado no mesmo terreno em março de 2008.

Qual o maior shopping do Brasil?

Segundo o Wikipédia, o Shopping Leste Aricanduva, em São Paulo, é o maior centro de compras do Brasil e da América Latina. O Parque Dom Pedro Shopping, em Campinas, é o quarto maior estabelecimento do Brasil. O RioMar Recife é o 5º maior centro comercial do Brasil. O RioMar Fortaleza é 7º maiores do Brasil.

Quem você quer que saia do BBB25?

falência shoppings
Shopping Center Matarazzo

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.