Tudo o que você precisa saber sobre a nova lei dos pedágios que chega com dois alertas e fim confirmado a motoristas em 2025
Neste ano de 2025, uma nova lei dos pedágios acaba de entrar em vigor e chega com nada mais, nada menos que dois alertas cravando fim a motoristas.
Como todos sabem, o pedágio, em suma, se trata de um direito de passagem, ou seja, você paga uma taxa para a instrução responsável por aquele trecho da estrada e, com isso, tem permissão para utilizar aquele caminho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sabendo disso, nesta quinta-feira, dia 27, vocês saberão tudo sobre a lei que já está vigor. De acordo com informações do portal GOV.BR, a ANTT acabou modernizanod o pagamento do Vale-Pedágio obrigatório. Assim, desde o dia 1º de janeiro de 2025, é permitido apenas o uso de modelos de Vale-Pedágio eletrônico.

Fim confirmado
Com essa mudança, os modelos operacionais, cartão e cupom, acabaram sendo descontinuados da seguinte forma:
- Cartão: acabou sendo aceito até dia 31 de dezembro de 2024.
- Cupom: acabou sendo aceito até 31 de janeiro de 2025.
Por meio de um comunicado publicado no portal do Governo, foi então explicado que a mudança: “Tem como principais objetivos aumentar a eficiência, a segurança e a aderências às normas no transporte rodoviário de cargas, além de adequar o Vale-Pedágio obrigatório às novas tecnologias para a cobrança de pedágio, como o Free Flow (Sistema de Pedagiamento Eletrônico)”, disse.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O pagamento automatizado, compatível com a tecnologia Free Flow, não apenas reduz as evasões de pedágio, mas também fortalece a adesão ao Vale-Pedágio obrigatório, um direito essencial conquistado pelos transportadores. Com isso, teremos menos tempo de espera para caminhoneiros, filas reduzidas nas praças de pedágio e uma logística mais eficiente, contribuindo diretamente para a redução de custos no transporte e para a competitividade do setor no país”, explicou o superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (SUROC/ANTT), José Aires Amaral Filho.
Conclusão
Por fim, como acabou sendo explicado acima, a medida chega com o principal objetivo de contribuir para a redução dos custos de transportes no país. Além disso, ainda age diretamente com a competitividade no setor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por que os pedágios são importantes?
Os pedágios acabam sendo de extrema importância, afinal, a quantia acaba sendo usada para custear a manutenção, operação e melhorias das estradas, garantindo condições seguras de tráfego para todos os usuários.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS SOBRE DO BRASIL E DO MUNDO.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE