Existe data limite para ter o principal abatimento, mas ainda há chances de parcelamento
Se você quer conseguir o desconto máximo no IPVA, precisa ser rápido! Isso porque a antecipação referente ao pagamento de 2025 termina nesta segunda-feira, dia 30 de dezembro.
De acordo com o jornal O Correio, os motoristas que quitarem a cobrança até o fim da noite terão direito ao abatimento de 6% no valor, além de escaparem da atualização pela UPF/RS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, as possibilidades são ainda maiores. Se somados, benefícios como o programa Bom Motorista, que oferece até 15% de desconto, e o Bom Cidadão, com reduções de até 5%, dão descontos que chegam em 28,13%.
Para quem ficou interessado, a consulta dos valores e a emissão de guias do IPVA estão disponíveis no site do Detran-RS. Mas, como dito, a data limite acaba antes da véspera do Ano Novo.
No entanto, ainda que o prazo final para o desconto máximo se encerre, surge a opção de antecipar o pagamento nos próximos meses com outras vantagens. O calendário já está disponível aos condutores sulistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O programa Bom Motorista, para quem ainda não conhece, diz respeito aos cidadãos que não têm problemas no trânsito. É necessário estar com os dados no Registro Nacional Positivo de Condutores, o RNPC.
“Entre os benefícios possíveis estão descontos e isenção de taxas, condições especiais para locação de veículos, contratação de seguros, tarifas de pedágio e estacionamento”, explica o Governo Federal.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Detran ciente: Lei de trânsito em vigor chega com proibição e alerta de FIM da CNH para motoristas 60+ em 2025
● Multa de R$5.800 e suspensão da CNH: Lei de trânsito atinge motorista com proibição em 2025
● Fim de licença e férias reduzidas: Paes assina nova lei no RJ com 2 bombas à lista de trabalhadores
Contudo, a ação só vale para quem não recebeu qualquer multa nos últimos 12 meses. “Para participar, o condutor pode se cadastrar pela Carteira Digital de Trânsito ou pelo Portal de Serviços da Senatran”, acrescentou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, como funcionam os descontos do IPVA?
- De 11 a 30 de dezembro: até 28,13%;
- Até 31 de janeiro: até 24,80%;
- Até 28 de fevereiro: até 22,40%;
- Até 31 de março: até 20,80%.
Conclusão
Apesar de ser incômoda ao bolso dos condutores, a cobrança do IPVA é bem importante aos governos regionais. O imposto serve como fonte de arrecadação de verba para os estados brasileiros, tendo cobrança e repartição com os municípios nos quais os veículos estão registrados. No Brasil, o Detran é responsável por promover ações relacionadas à habilitação, documentação, além de estatísticas e multas.
+ Aliás, veja outras notícias sobre o Detran, leis e pagamentos!