CORRE!

Motoristas em êxtase: Desconto máximo do IPVA é liberado para lista de CPFs HOJE (30)

IPVA

Entenda pagamento do IPVA (Foto: Agência Brasil)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Existe data limite para ter o principal abatimento, mas ainda há chances de parcelamento

Se você quer conseguir o desconto máximo no IPVA, precisa ser rápido! Isso porque a antecipação referente ao pagamento de 2025 termina nesta segunda-feira, dia 30 de dezembro.

De acordo com o jornal O Correio, os motoristas que quitarem a cobrança até o fim da noite terão direito ao abatimento de 6% no valor, além de escaparem da atualização pela UPF/RS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, as possibilidades são ainda maiores. Se somados, benefícios como o programa Bom Motorista, que oferece até 15% de desconto, e o Bom Cidadão, com reduções de até 5%, dão descontos que chegam em 28,13%.

Para quem ficou interessado, a consulta dos valores e a emissão de guias do IPVA estão disponíveis no site do Detran-RS. Mas, como dito, a data limite acaba antes da véspera do Ano Novo.

No entanto, ainda que o prazo final para o desconto máximo se encerre, surge a opção de antecipar o pagamento nos próximos meses com outras vantagens. O calendário já está disponível aos condutores sulistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O programa Bom Motorista, para quem ainda não conhece, diz respeito aos cidadãos que não têm problemas no trânsito. É necessário estar com os dados no Registro Nacional Positivo de Condutores, o RNPC.

“Entre os benefícios possíveis estão descontos e isenção de taxas, condições especiais para locação de veículos, contratação de seguros, tarifas de pedágio e estacionamento”, explica o Governo Federal.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, a ação só vale para quem não recebeu qualquer multa nos últimos 12 meses. “Para participar, o condutor pode se cadastrar pela Carteira Digital de Trânsito ou pelo Portal de Serviços da Senatran”, acrescentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Número de carros nas ruas está cada vez maior, aponta o Detran (Foto: Divulgação)

Afinal, como funcionam os descontos do IPVA?

Calendário do IPVA de 2025 já está disponível (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

Apesar de ser incômoda ao bolso dos condutores, a cobrança do IPVA é bem importante aos governos regionais. O imposto serve como fonte de arrecadação de verba para os estados brasileiros, tendo cobrança e repartição com os municípios nos quais os veículos estão registrados. No Brasil, o Detran é responsável por promover ações relacionadas à habilitação, documentação, além de estatísticas e multas.

+ Aliás, veja outras notícias sobre o Detran, leis e pagamentos!

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile