É bastante provável que todos já tenham se deparado com a pergunta comum: “CPF na nota?” ao fazer compras em estabelecimentos.
No entanto, você está ciente do que isso significa e quais são os benefícios associados? O CPF na nota fiscal é uma iniciativa dos governos estaduais para monitorar a tributação do comércio, especialmente o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), e combater a sonegação de impostos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de contribuir significativamente no combate à pirataria, essa prática incentiva a responsabilidade das empresas perante a sociedade.
Entre as principais vantagens de incluir o CPF na nota fiscal podemos citar o desconto em alguns estados como São Paulo, Alagoas, Paraná, Goiás e Rondônia, o acumulado de notas fiscais proporciona um desconto de até 10% no IPVA do ano subsequente.
No Rio de Janeiro, Manaus (AM) e Salvador (BA), o desconto é aplicado no IPTU.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O CPF na nota pode render também uma grana extra todo mês, isso porque os usuários podem participar de sorteios que variam de R$ 5 mil até R$ 1 milhão. Esses sorteios ocorrem mensalmente, contemplando notas dos consumidores.
Quanto mais notas estiverem registradas com seu CPF, maior a chance de ser sorteado, embora haja um limite de notas por pessoa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alguns programas permitem ainda que, a cada seis meses, o consumidor resgate créditos acumulados. Por exemplo, o Nota Paraná possibilita a conversão dos créditos em recargas para celular, enquanto o programa Sua Nota é um Show, na Bahia, oferece a troca por ingressos para shows.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE