CONFIRA
Decisão CONFIRMADA: Desconto no salário do trabalhador tem reviravolta e vai aumentar ainda mais em 2023
28/03/2023 às 17h43
Desconto no salário do trabalhador sofre mais uma reviravolta e vai aumentar neste ano
Muitos trabalhadores brasileiros que atuam com carteira assinada já devem ter percebido o novo desconto no salário referente a Previdência Social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, para quem não sabe, a dedução é baseada no INPC, que é o Índice Nacional de Preços do Consumidor, do ano de 2002, que de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi de 5,93%.
Sendo assim, os trabalhadores que recebem um salário mínimo, a contribuição do mês será de 97,5 reais, levando em conta o novo piso nacional, que entrará em vigor no próximo dia 1 de maio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, vale ressaltar que o desconto acontece de forma proporcional ao salário do trabalhador. Quanto maior for seu salário, maior será a dedução dele.
MAIS SOBRE O NOVO SALÁRIO MÍNIMO DE 2023
Atualmente, o salário mínimo no Brasil é de 1.212 reais, porém, a partir do dia 1 de maio, dia do trabalhador, o salário mínimo será de 1.320 reais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O aumento do salário mínimo foi anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada em uma entrevista à CNN e reforçada em seu Twitter.
“É um compromisso meu com o povo brasileiro. Nós vamos acertar com o movimento sindical, está combinado com o Ministério do Trabalho, está combinado com o ministro Haddad, que a gente vai, em maio, reajustar para 1.320 reais e estabelecer uma nova regra para o salário mínimo, que a gente já tinha no meu primeiro mandato”, comentou Lula, durante a entrevista.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● INSS divulga lista inédita de idosos 60+ com direito a sacar o 13° salário em novembro
● INSS confirma grande VITÓRIA com + de R$1.412 aos aposentados nesta terça-feira (05)
● Serasa confirma notícia mais esperada de 2024 e salvará 67,7 milhões de brasileiros
QUAL SERIA O SALÁRIO MÍNIMO IDEAL?
Pesquisas recentes apontam que a remuneração necessária para viver no Brasil possui uma discrepância muito grande em relação ao valor atual. Segundo informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o valor ideal para que uma família de quatro pessoas consiga sanar todas as suas necessidades chegou a 6.641,58 reais no mês de janeiro, ou seja, bem longo do valor que é atualmente.
Autor(a):
Sophia Gonçalves Villanueva
Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: [email protected]