Desconto no salário do trabalhador sofre mais uma reviravolta e vai aumentar neste ano
Muitos trabalhadores brasileiros que atuam com carteira assinada já devem ter percebido o novo desconto no salário referente a Previdência Social.
Mas, para quem não sabe, a dedução é baseada no INPC, que é o Índice Nacional de Preços do Consumidor, do ano de 2002, que de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi de 5,93%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, os trabalhadores que recebem um salário mínimo, a contribuição do mês será de 97,5 reais, levando em conta o novo piso nacional, que entrará em vigor no próximo dia 1 de maio.
Inclusive, vale ressaltar que o desconto acontece de forma proporcional ao salário do trabalhador. Quanto maior for seu salário, maior será a dedução dele.
MAIS SOBRE O NOVO SALÁRIO MÍNIMO DE 2023
Atualmente, o salário mínimo no Brasil é de 1.212 reais, porém, a partir do dia 1 de maio, dia do trabalhador, o salário mínimo será de 1.320 reais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O aumento do salário mínimo foi anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada em uma entrevista à CNN e reforçada em seu Twitter.
“É um compromisso meu com o povo brasileiro. Nós vamos acertar com o movimento sindical, está combinado com o Ministério do Trabalho, está combinado com o ministro Haddad, que a gente vai, em maio, reajustar para 1.320 reais e estabelecer uma nova regra para o salário mínimo, que a gente já tinha no meu primeiro mandato”, comentou Lula, durante a entrevista.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei armada no governo Lula chega com isenção no Imposto de Renda e +5 benefícios aos trabalhadores
● Banco Central em alerta: Comunicado emergencial do cartão de crédito atinge clientes do Nubank, Santander e mais
● Substituta de Tralli para Jornal Hoje e crava FIM de banco tão grande quanto Santander
QUAL SERIA O SALÁRIO MÍNIMO IDEAL?
Pesquisas recentes apontam que a remuneração necessária para viver no Brasil possui uma discrepância muito grande em relação ao valor atual. Segundo informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o valor ideal para que uma família de quatro pessoas consiga sanar todas as suas necessidades chegou a 6.641,58 reais no mês de janeiro, ou seja, bem longo do valor que é atualmente.