Para quem acessa o serviço Globoplay, da TV Globo, já percebeu que nem em todos os lugares a plataforma exibe a programação da emissora ao vivo. Lançado em 2015, o serviço vez cada vez mais atingido os telespectadores brasileiros, no entanto, alguns detalhes vem causando incômodo para quem assina o streaming.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da contradição, o site da Globoplay informa claramente que o sinal da TV Globo é gratuito. “Os conteúdos básicos do Globoplay são gratuitos, assim como o download do nosso aplicativo. Olha só o que você pode assistir sem pagar nada: – Programas de jornalismo, esportes, variedades, reality shows.- Trechos das novelas, e programas de humor da TV Globo.- Acompanhar a Globo ao vivo”, garante a descrição.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Arrebentaram o armário: 3 galãs mais lindos da Globo que se assumiram gays ao Brasil e você nem sabia
● Globo, Record e Band atingidas: Fim de sinal vital das 3 emissoras de TV aberta é confirmado para 2025
● Âncora da Globo vai aos prantos ao vivo, abandona jornal e vai parar em hospital às pressas: “Eu vou sair”
Mas na prática, não é exatamente isso que acontece. O supervisor de operações Fernando Souza, da EPTV Ribeirão Preto, foi quem esclareceu os fatos. De acordo com o profissional, o alto custo é um dos motivos da programação aberta não chegar na plataforma, em todas as localidades. “Não é de graça. A Globo tem um servidor onde fazem a subida do site. Eu precisaria enviar esse meu sinal até um servidor para São Paulo, para que se possa fazer isso. Existe um problema de decodificação. Cada região tem a sua programação. Hoje existe um estudo se compensa ou não fazer”, afirma ele, em conversa com o site Natelinha.
Um executivo da TV Tem, contatado pela reportagem, confirmou a versão de Fernando Souza. Para completar, ele ainda entregou algo que ninguém sabia em relação aos contratos das afiliadas da TV Globo. “As afiliadas têm contrato com a Globo e somente elas podem exibir o sinal da emissora na região específica. Não existe contrato com o Globoplay e isto é um fator que emperra a liberação. Teria que ser uma negociação individual, entre afiliada e Globoplay”, informou, em sigilo. O site tentou contato com a Globo e o Globoplay, e assessoria limitou-se, dizendo que não comenta o assunto.