O 14° salário do INSS teve o seu desfecho definido para 2023
O 14° salário do INSS é um dos benefícios mais aguardados pelos aposentados e pensionistas do programa, e teve o seu desfecho confirmado para esse ano de 2023 e a verdade é exposta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Instituto Nacional do Seguro Social é um dos principais programas do governo, voltado principalmente para os aposentados e aqueles que trabalham de carteira assinada, e sempre emite um comunicado anunciando as novidades.
O pagamento do 14° salário do INSS é um Projeto de Lei 4367/2020, que foi apresentado pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT), do Rio Grande do Sul, no ano de 2020, em que previa um salário extra aos aposentados e pensionistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia do político era promover uma verba extra para as pessoas que receberam o 13° adiantado durante o período da pandemia da Covid-19, para as famílias que estavam passando por maiores dificuldades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de parecer uma boa ideia, principalmente para quem seria agraciado com o benefício, não houve nenhum andamento na legislação para a aprovação da proposta, que segue em tramitação na Câmara dos Deputados.
Por isso, o 14° salário para o ano de 2023 ainda não foi aprovado e ainda não há nenhuma previsão para o pagamento, já que a última atualização do caso, de acordo com o portal ‘Previdenciarista’, foi em 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que caso seja aprovado, os beneficiários do INSS contariam com mais um salário extra ao longo do ano, com o valor mínimo de um salário mínimo, mas podendo variar dependendo da quantia que cada um recebe no programa.
Qual o valor do salário mínimo?
O salário mínimo, desde o Dia do Trabalhador, 1° de maio, está no valor de R$1.320, ou seja, 18 reais a mais do que o anterior e a tendência é que em 2024 aumente ainda mais.