Confira o motivo: Uber acabou fazendo uma suspensão geral nesse país
Com mais de 88 mil motoristas cadastrados na plataforma da Uber e mais de dois milhões de clientes na Colômbia, a empresa acabou tendo sua suspensão anunciada, após a Superintendência da Indústria e Comércio do país considerar que a empresa viola as leis que regulamentam o transporte local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O motivo aconteceu devido a superintendência haver suspendido as operações da empresa devido a “atos de concorrência desleal”. A determinação foi decorrência de uma ação iniciada pelos taxistas colombianos em 2016, que acusam o serviço de violar as regras que organizam a profissão no país, além de “desvio de clientela”.
“A Uber respeita a lei e as decisões emitidas pelas autoridades. No entanto, decisões como essa também respondem à ausência de uma regulamentação do serviço de movimento colaborativo por meio de plataformas tecnológicas na Colômbia”, disse a empresa em nota.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, para a alegria de muitos, cerca de um mês após a decisão, a empresa voltou a funcionar na Colômbia.
Em quais países o app enfrentou problemas para regulamentação?
Em 2015, a Alemanha havia proibido que os motoristas usassem seus próprios veículos para fazer o transporte de passageiros através do aplicativo. Foi somente em 2019 que o governo do país decidiu banir a empresa, pois o Tribunal julgou que a empresa não cumpria com a legislação do país.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Uber enfrentou uma batalha judicial no Alasca, quando foi definido que os motoristas do aplicativo seriam contratados de forma terceirizada ou se exerceriam o cargo com o registro de taxistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Austin, Texas, a própria empresa teria decidido suspender sua operação, depois que o governo local solicitou a checagem dos antecedentes criminais de todos os motoristas cadastrados.