Despejo de atividades de varejistas populares no Shopping RioSul, do Rio de Janeiro, deixa cariocas sem chão; confira o alimentos
O setor varejista tem estado cada vez mais em expansão. Em suma, a situação está atrelada a chegada de novas marcas ao mercado e alta demanda dos consumidores, gerando uma maior competitividade e briga por mercado.
Todavia, assim como existe o sucesso de algumas empresas, também existe o fracasso de outras. Dessa vez, por exemplo, iremos tratar de uma situação de despejo e encerramento de atividades de 2 varejistas nº1 no shopping RioSul do RJ.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, o time de especialistas em varejistas do TV FOCO, a partir de informações do portal Diário do Rio e Exame, traz à tona maiores detalhes a respeito do assunto.
Encerramento das atividades
A primeira empresa se trata da Saraiva. Em suma, a rede de livrarias teve a falência decretada na justiça no dia (07) de outubro de 2023. O pedido acabou sendo feito pela própria companhia, que um dia já possuiu a maior rede de livrarias do país, com cerca de 100 lojas.
Em síntese, a falência da Saraiva representou o fechamento de todas as suas lojas físicas, inclusive a unidade do shopping RioSul, no Rio de Janeiro. No ano de 2018, quando tinha 85 lojas em 17 estados brasileiros, a empresa entrou com o pedido de recuperação judicial, diante uma dívida de nada menos que R$ 675 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, o Shopping RioSul, um dos mais conceituados do Rio de Janeiro, teve uma perda considerável para seus frequentadores amantes da literatura e emitiu um comunicado na porta
Na decisão final, o juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho apontou o descumprimento do plano de recuperação judicial e determinou a suspensão de ações e execuções contra a empresa, além da apresentação da relação de credores.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“É uma pena. Sempre frequentei a Saraiva do RioSul. Gosto do shopping e vir aqui era prazeroso. Só posso lamentar”, relata Lorena Martins, moradora de Botafogo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Despejo
Por sua vez, a segunda varejista viveu uma situação despejo. Para quem não sabe, no ano de 2014 a gigante chegou no Brasil e foi uma das grandes febres, com filas enormes em suas portas, com todos os consumidores querendo roupas de qualidade e com preços que cabiam no bolso.
Todavia, com o passar dos anos a empresa queridinha dos shoppings acabiu se esbarrando em dificuldades e, segundo o portal ‘Uol’, no ano de 2022 a empresa realizou uma grande liquidação, com todos os seus produtos pela metade do preço.
Em suma, isso aconteceu porque a Forever 21 iria fechar todas as suas 15 unidades que estavam espalhadas pelo Brasil, devido à crise.
Considerações finais
- O setor tem crescido e aumentado a competitividade;
- Pesar do sucesso de algumas empresas, outras enfrentam dificuldades e fecham lojas;
- A livraria Saraiva teve falência decretada em outubro de 20233
- Por sua vez, a Forever 21 enfrentou crise e fechou suas 15 unidades no país após uma liquidação de grandes proporções, com descontos de até 50%;
- Em suma, o fechamento das lojas da Saraiva afetou os frequentadores do shopping, especialmente os fãs de literatura.
Veja mais notícias sobre fechamentos de varejistas CLICANDO AQUI.