CRIME

PESADELO para os clientes: Desvio de 2,6 MILHÕES de contas de banco gigante deixam correntistas em pânico

13/07/2023 às 10h06

Por: Paulo Damião
Imagem PreCarregada
Banco importante lidou com desvios (Foto: Reprodução/Poder 360)

Um importante banco brasileiro, o Banco do Nordeste (BNB), garantiu vitória na Justiça contra ex-gerente e empresário

O Banco do Nordeste levou um golpe de um ex-gerente de agência e agora a Justiça condenou o responsável pelo desvio e um empresário individual que também foi responsável pelo crime. Além de ter que pagar todo o valor de volta à instituição, os condenados também terão que assumir uma multa e uma proibição na carreira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o Poder 360, o plenário do TCU (Tribunal de Contas da União) condenou na quarta-feira (12) um ex-gerente de agência do BNB (Banco do Nordeste) por desvios de recursos do banco e do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste).

A publicação dá conta de que as irregularidades ocorreram entre 2017 e 2019 na unidade de Santa Cruz do Capibaribe (PE) e o prejuízo somado é de R$ 2,6 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As condenações recaíram sobre um gerente-geral da agência que aconteceu o desvio, e Jeferson Pereira de Oliveira, empresário individual que, segundo a Corte de Contas, facilitou a ação do gerente na prática de fraudes em troca de vantagens financeiras.

Ex-gerente e empresário foram condenados pela Justiça (Foto: Divulgação/Banco do Nordeste)

Ex-gerente e empresário foram condenados pela Justiça (Foto: Divulgação/Banco do Nordeste)

MUITAS PUNIÇÕES

Os dos responsáveis pelo crime devem ressarcir os cofres do Banco do Nordeste com a quantidade desviada, além de juros, e uma multa de R$ 270 mil cada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A condenação exige os pagamentos em até 15 dias após a notificação. E por serem irregularidades graves, o TCU também inabilitou os dois de exercerem cargos de confiança ou em comissão na administração pública por 5 anos.

QUAIS FORAM OS CRIMES?

Além do crime de desvio de dinheiro, o gerente acusado e Jeferson Pereira de Oliveira praticaram operações de crédito fictícias, uso de documentos falsos, emissão de aval cruzado entre clientes e operacionalização de um extenso fluxo de compensações financeiras.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco do Nordeste é um dos grandes do Brasil (Foto: Reprodução/Época)

Banco do Nordeste é um dos grandes do Brasil (Foto: Reprodução/Época)

Banco do Nordeste
Justiça

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.