Condutores podem perder direito de dirigir, caso descumpram as atuais regras de trânsito, já em vigor a partir de 2025
Para quem quer manter a CNH ativa, surgiram alguns novos alertas do Detran! Isso porque, no próximo ano, as regras ficarão ainda mais rígidas, por causa do aumento no número de carros em circulação.
O fluxo cresceu e, consequentemente, a fiscalização também tem acompanhado toda a demanda. Segundo a Pesquisa Econômica Aplicada, há cerca 1 ano, a taxa de mortalidade no trânsito aumentou em 2,3%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por isso, aos motoristas, existem algumas informações fundamentais para garantir que sigam com segurança e, claro, aprovados dentro das leis. Caso contrário, a suspensão da CNH será inevitável.
O Detran assume a missão promover educação para o trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação e serviços para veículos. Eles também levantam estatísticas sobre as ruas, além das multas.
Entre as infrações mais graves, que levam à suspensão imediata do documente, aparece o ator de dirigir sob a influência de álcool ou substâncias psicoativas – o que aumentam ainda mais os riscos de acidente. Neste caso, a tolerância é zero para qualquer pessoa ou idade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, existe outra questão importante. Ela envolve ameaças a pedestres ou outros veículos, com manobras bruscas e ultrapassagens perigosas. Agora, esse é um motivo para cancelar a CNH. O objetivo, claro, tem sido proteger condutores e motoristas, na intenção de reduzir os dados.
Aliás, houve também mudanças no prazo de renovação. Elas atingiram, principalmente, os mais velhos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “A partir de 1° de janeiro”: Tarcísio sanciona nova lei do IPVA em SP e crava isenção a lista de CPFs em 2025
● Não é só atestado médico: Lei trabalhista em vigor garante 3 faltas sem desconto no salário para CLTs em 2024
● Lei de trânsito em vigor hoje(27) traz alerta da CNH e cadeia para motoristas que cometerem essa infração
Afinal, o que mudou?
- Motoristas entre 50 e 69 anos de idade: renovação a cada 5 anos;
- Motoristas com mais de 70 anos de idade: renovação a cada 3 anos.
- Com isso, fica proibida a espera de até 10 anos, como no caso dos condutores abaixo de 50 anos.
Conclusão
De acordo com o Detran, o condutor que tiver a CNH cassada fica impedido de conduzir veículos durante 2 anos, contados da data da entrega do documento. No entanto, após o prazo e a entrega do certificado de frequência ao curso de reciclagem, ele já pode tentar se reabilitar novamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Contudo, veja outras notícias sobre leis, mudanças nas regras das ruas, entre outras novidades!