É oficial!

Canetada do Detran: Nova lei dos retrovisores chega com alerta urgente e atinge em cheio veículos populares

29/08/2024 às 10h53

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
Detran baixa nova lei dos retrovisores e atinge veículos populares (Reprodução/Agência Pará/Auto Vidros/Canva)

Detran baixa nova lei dos retrovisores com alertas importantes para manter a segurança nas ruas e evitando que motoristas paguem multas graves

Junto com a virada do ano, 2024 ganhou uma série de novas regras, especialmente quando se trata da indústria automotiva, incluindo novas medidas de segurança. Inclusive, o Departamemto Estadual de Trânsito (Detran) baixou uma nova lei com relação aos retrovisores dos carros e alerta urgente atinge milhões de motoristas que se caso descumprirem poderão ser expostos a multas de trânsito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, de acordo com o portal AutoEsporte, desde janeiro, todo carro vendido no Brasil é obrigado a ter novos itens de segurança, como rádios de uso diurno e novas regras para os retrovisores.

Desse modo, há uma resolução que regulamenta os retrovisores de veículos escolares. Há mudanças técnicas como definição de tipos de equipamentos, regularização de câmeras e monitores, entre outros atributos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, os retrovisores ou monitores devem eliminar pontos cegos das latarias e do entorno dos veículos escolares. Além disso, o posicionamento e a exibição da imagem exibida para o motorista devem ser adequados à estatura das crianças, mais baixas que a média dos adultos. Também há mudanças que impactam o consumidor comum.

Ademais, a resolução nº 682 de 25 de julho de 2017 do Contran diz que a área refletora dos retrovisores (as lentes) não pode ser menor do que 69 cm² e as dimensões do espelho devem permitir a inscrição de um círculo imaginário com um diâmetro de 7,8 cm na superfície refletora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os retrovisores são itens obrigatórios e conduzir sem eles é uma infração grave. A multa é de R$ 195,23 e o condutor pode perder cinco pontos na carteira de habilitação.

Caso o motorista seja pego dirigindo com um retrovisor quebrado ele também precisará pagar a multa no valor de R$195,23. É considerado uma infração grave, custando 5 pontos na CNH. Você pode checar esse informe no site do CTB.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual o limite de pontos na carteira?

Sob nova legislação, o condutor agora pode ter até 40 pontos registrados na carteira, mas com algumas regras. Para que o motorista consulte quantos pontos foram anotados em seu documento, é preciso ter acesso à internet, e a consulta pode ser feita em site ou aplicativo.

Espelho retrovisor. Foto: Reprodução/pixabay
Espelho retrovisor. Foto: Reprodução/pixabay
Detran possui uma regra diferente em cada estado (Reprodução: Internet)
Detran-SP (Reprodução: Internet)
As multas caducam após 5 anos (Reprodução: Internet)
As multas caducam após 5 anos (Reprodução: Internet)

Detran
Lei de trânsito
nova lei
retrovisor
Veículos

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.