É oficial!

Canetada do Detran: Nova lei dos retrovisores chega com alerta urgente e atinge em cheio veículos populares

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Detran baixa nova lei dos retrovisores e atinge veículos populares (Reprodução/Agência Pará/Auto Vidros/Canva)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Detran baixa nova lei dos retrovisores com alertas importantes para manter a segurança nas ruas e evitando que motoristas paguem multas graves

Junto com a virada do ano, 2024 ganhou uma série de novas regras, especialmente quando se trata da indústria automotiva, incluindo novas medidas de segurança. Inclusive, o Departamemto Estadual de Trânsito (Detran) baixou uma nova lei com relação aos retrovisores dos carros e alerta urgente atinge milhões de motoristas que se caso descumprirem poderão ser expostos a multas de trânsito.

Portanto, de acordo com o portal AutoEsporte, desde janeiro, todo carro vendido no Brasil é obrigado a ter novos itens de segurança, como rádios de uso diurno e novas regras para os retrovisores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, há uma resolução que regulamenta os retrovisores de veículos escolares. Há mudanças técnicas como definição de tipos de equipamentos, regularização de câmeras e monitores, entre outros atributos.

Sendo assim, os retrovisores ou monitores devem eliminar pontos cegos das latarias e do entorno dos veículos escolares. Além disso, o posicionamento e a exibição da imagem exibida para o motorista devem ser adequados à estatura das crianças, mais baixas que a média dos adultos. Também há mudanças que impactam o consumidor comum.

Ademais, a resolução nº 682 de 25 de julho de 2017 do Contran diz que a área refletora dos retrovisores (as lentes) não pode ser menor do que 69 cm² e as dimensões do espelho devem permitir a inscrição de um círculo imaginário com um diâmetro de 7,8 cm na superfície refletora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os retrovisores são itens obrigatórios e conduzir sem eles é uma infração grave. A multa é de R$ 195,23 e o condutor pode perder cinco pontos na carteira de habilitação.

Caso o motorista seja pego dirigindo com um retrovisor quebrado ele também precisará pagar a multa no valor de R$195,23. É considerado uma infração grave, custando 5 pontos na CNH. Você pode checar esse informe no site do CTB.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual o limite de pontos na carteira?

Sob nova legislação, o condutor agora pode ter até 40 pontos registrados na carteira, mas com algumas regras. Para que o motorista consulte quantos pontos foram anotados em seu documento, é preciso ter acesso à internet, e a consulta pode ser feita em site ou aplicativo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Espelho retrovisor. Foto: Reprodução/pixabay
Detran-SP (Reprodução: Internet)
As multas caducam após 5 anos (Reprodução: Internet)

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Sair da versão mobile