Grande novidade do trânsito é confirmada para milhares de brasileiros e o Detran já está ciente. Uma lista de carros estará isenta do IPVA em 2025. A seguir, confira todos os detalhes
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), sem sombra de dúvidas, é um dos mais importantes pagos anualmente pelos brasileiros. Os valores do imposto variam conforme o tipo de automóvel e geralmente sempre é cobrado nos primeiros meses do ano. No entanto, na próxima cobrança, alguns carros estarão livres dessa responsabilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal ‘Diário do Litoral’, muitos não sabem, mas alguns modelos de veículos podem se isentar do imposto. Para 2025, a validação da cobrança do IPVA será feita normalmente seguindo o ano de fabricação do automóvel. Destacando que ela varia de acordo com o estado, com a isenção variando da mesma forma.
Vale destacar que, a maioria das listas concede a isenção do IPVA para veículos fabricados há mais de 15 anos. Além disso, os condutores que sofrem de determinadas doenças, conforme uma lista divulgada, também poderão solicitar a isenção em 2025, por meio da apresentação de exames e laudos médicos que comprovem o estado do indivíduo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isenção de acordo com o estado e idade do carro
De acordo com a fonte, os estados oferecem a isenção de acordo com a idade do veículo que varia de 10 a 30 anos de fabricação. Confira:
- 10 anos ou mais: Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima;
- 15 anos ou mais: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Rio de Janeiro;
- 18 anos ou mais: Mato Grosso;
- 20 anos ou mais: Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo;
- 23 anos ou mais: Alagoas;
- 30 anos ou mais: Santa Catarina.
Isenção por doença
Como mencionamos anteriormente, algumas doenças também possibilitam a isenção do IPVA, desde que devidamente comprovadas. Veja quais podem oferecer esse benefício:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Acidente vascular cerebral (AVC);
- Doença de Parkinson;
- Acidente vascular encefálico;
- Paraplegia;
- Amputação;
- Paralisia cerebral;
- Artrite reumatóide;
- Neuropatia diabética;
- Artrodese;
- Nanismo;
- Artrose;
- Mastectomia;
- Autismo;
- Má formação ou encurtamento de membros;
- Câncer;
- Manguito rotador;
- Deficiência mental;
- Linfoma;
- Deficiência visual;
- Lesões com sequelas físicas;
- Doenças degenerativas;
- Lesão por esforço repetitivo (LER);
- Esclerose múltipla;
- Escoliose acentuada;
- Tetraparesia;
- Poliomielite;
- Tetraplegia;
- Tendinite crônica;
- Problemas na coluna;
- Talidomida;
- Problema renal crônico com uso de fístula;
- Síndrome do túnel do carpo;
- Próteses internas ou externas;
- Quadrantomia.
Quantos dias a multa demora para entrar no sistema do Detran?
Uma infração de trânsito pode levar até 30 dias para constar no sistema do Detran. Não há um prazo específico definido por lei para que isso ocorra. Dessa forma, o tempo pode variar de acordo com cada departamento de trânsito, pois a forma como eles fornecem as informações ao usuário muda entre as regiões.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE