É possível que um motorista tenha sua CNH bloqueada pelo Detran e muitas vezes nem saiba a situação de seu documento
É muito comum acontecer algum tipo de infração no trânsito, mas a falta de atenção a essas punições do Detran podem levar a um bloqueio da CNH. Alguns motoristas ficam sem permissão para dirigir, muitas vezes nem sabem o motivo e isso pode levar a um grande prejuízo, tanto para a rotina de quem dirige todos os dias quanto para o próprio bolso.
A maioria dos bloqueios da CNH ocorre porque o motorista simplesmente não está em dia com o pagamento de eventuais multas que possa ter levado enquanto dirigia. Existe um limite de multas para cada habilitado, e a inadimplência pode gerar um problema ainda maior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O bloqueio da carteira de motorista acontece se a pessoa cometer 2 infrações gravíssimas e a perda de 20 pontos. É necessário realizar o pagamento da multa, ou então solicitar a segunda via, pagando inclusive os juros que vêm acompanhados desse atraso.
COMO FAZ PARA REGULARIZAR A CNH?
O motorista precisa consultar o Detran da região onde mora para conseguir regularizar a situação da CNH. É lá que a pessoa deve saber se existe alguma multa em seu nome, já que existe essa possibilidade. Geralmente, chega uma ocorrência em casa explicando o motivo e quando ocorreu a tal infração, mas pode ser que esse comunicado se perca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUANDO OCORRE A SUSPENSÃO DA CNH?
Apesar desse tipo de bloqueio, existe também a suspenção da CNH, que ocorre em situações mais severas e podem durar de 3 a 12 meses, dependendo da gravidade do caso.
Exemplos disso: motorista de motocicleta com criança menor de 7 anos na garupa, não comunicar ou sinalizar acidente de trânsito, não prestar socorro à vítima, dirigir embriagado ou em velocidade acima do permitido na via.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE