ATENÇÃO
Obrigatório e sujeito a taxa: DETRAN confirma nova lei na CNH e acerta em cheio motoristas
25/08/2024 às 18h30
Um alerta do DETRAN (Departamento de Trânsito Estadual) crava nova obrigação dos motoristas envolvendo CNH e eles estão sujeitos a taxa caso não cumpram o prazo
Essa lista de motoristas vai precisar de atenção para essa nova obrigação que tem relação com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Todo mundo que dirige, sabe que é uma obrigação ter esse documento para estar no trânsito. Mas, há algumas obrigações envolvendo ela que os motoristas acabam esquecendo. E o Detran foi a responsável por fazer o alerta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para contar sobre essa obrigação, precisamos destacar algo antes. Hoje, além da versão imprensa, os motoristas têm a opção de ter acesso a ela de forma digital através de um aplicativo. Ela tem o mesmo poder da outra, então, caso seja parado, basta mostrar ela e não terá problemas.
Mas, é aí que entra a questão. Segundo informações do site Jornal do Comércio, o Detran do Rio Grande do Sul informou que mais de 357 mil motoristas deixaram de pegar a versão imprensa. Por conta disso, através de um comunicado, eles informaram que os motoristas vão ter o prazo de 180 dias para retirar o documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem perder o prazo, terá que pagar R$ 70,20 e solicitar a segunda via da CNH. O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), expôs que a medida é devido ser impossível o arquivamento do alto volume de papel por tempo indeterminado.
A alteração foi divulgada em no Diário Oficial do Estado no último dia 19 de agosto e regulamenta a inutilização por perfuração e envio para fragmentação na gráfica, juntamente com as CNHs vencidas ou inutilizadas na entrega de novo documento. Então, se você é do Rio Grande do Sul, precisa se atentar aos prazos se não quiser pagar multa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A CNH SURGIU EM QUE ANO?
Todo mundo sabe que é um documento que te autoriza a dirigir conforme a lei. Mas, quando a CNH foi criada exatamente? Segundo o Governo Federal, ela foi criada no Brasil em 1966 como forma de comprovar a formação em trânsito dos cidadãos brasileiros. E até hoje esse é o dever dela, provar, que você, como motoristas, está apto a pilotar nas ruas do país.
Quando alguém é pego sem CNH, as autoridades entendem que essa pessoa pode oferecer risco para outros motoristas. Isso faz com que milhares de pessoas tirem o documento para não arcar com as dores de cabeça que se pego sem o documento acarreta.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● CPTM, metrô e ônibus de SP: Decreto da SPTrans traz 2 alertas do que está bloqueando o Bilhete Único em 2024
● Isenção na fatura dos cartões de crédito e mais: idosos 60+ se livram dessas 3 dívidas temidas em 3 passos:
● Canetada do Banco Central: Nova lei do PIX chega com +1 ordem ao Itaú, BB e +, atingindo os clientes em 2025
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]