Delegado Waldir, presidente do Detran, faz comunicado emergencial e possibilidade de perda da CNH que pode atingir cerca de 136 mil brasileiros
Na última terça-feira, 09, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran) realizou um comunicado emergencial para mais de 136 mil motoristas envolvendo a CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Carteira Nacional de Habilitação é fundamental para os brasileiros que querem circular com seus veículos pelas cidades. Mas, até o fim do ano, milhares poderão ter o documento suspenso.
Isso porque, acabará o prazo final de conclusão dos processos de CNH abertos durante a pandemia da Covid-19. O encerramento é em dezembro deste ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Mais Goiás, atualmente, mais de 136 mil processos seguem inconclusos e devem ser agilizar as etapas restantes.
Candidatos e Centros de Formação de Condutores (CFCs) devem realizar as etapas, como exames psicológicos e médicos, cursos teóricos e práticos, e provas, para evitar a perda do prazo e a necessidade de reiniciar o processo, com novos custos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, aqueles que não realizarem os processos necessários podem perder a CNH e ainda terem que gastar valores superiores para iniciarem o processo novamente.
Delegado Waldir, presidente do Detran-GO, reforçou a importância de não acabar com as pendências para última hora para agilizar o processo e evitar sobrecarga.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A não conclusão do processo até 31 de dezembro de 2024 implicará na perda de todas as taxas pagas, que podem chegar a R$ 2,8 mil para a categoria AB (carro e moto).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Por conta da pandemia da Covid-19, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou o prazo até o dia 31 de dezembro deste ano para validar os processos de habilitação.
A validade dos processos de habilitação é de 12 meses. Além disso, para atender à demanda, o Detran-GO está ampliando os serviços para conseguir atender os mais de 136 mil cidadãos.
COMO VER A CNH DIGITAL PELO CPF?
Como havíamos mencionado, a CNH é fundamental para os motoristas. Mas, poucos sabem que é possível ativá-la pelo CPF e evitar a perda do documento em papel.
Desse modo, nós iremos mostrar o passo a passo para você ter o documento digital.
- Instale o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no seu celular;
- Faça o acesso através do Login Único do Gov BR;
- Aponte a câmera do celular para o QR Code que fica na parte de trás da sua CNH;
- Confirme o CPF e seus dados; Por fim, o aplicativo irá gerar o documento digital.