ENTENDA SITUAÇÃO
Detran ciente: Lei de trânsito em vigor traz 2 infrações que arrancam a CNH de motoristas em 2025
14/01/2025 às 19h15
Fiscalização está ainda mais rígida este ano e condutores devem se atentar sobre as infrações consideradas imperdoáveis
Houve mudanças importantes sobre as vias públicas. Para 2025, surgem, pelo menos, 2 novos alertas para que motoristas não tenham a CNH suspensa, diante das atuais regras do Detran.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O controle sobre a circulação de carros ficou ainda mais rígido por causa do aumento nos índices. Em pouco tempo, o fluxo cresceu e, consequentemente, a fiscalização tem acompanhado a demanda.
Segundo a Pesquisa Econômica Aplicada, dentro de 1 ano, a taxa de mortalidade no trânsito aumentou em 2,3%. Por isso, aos motoristas, existem algumas informações fundamentais para garantir que sigam com segurança e, claro, aprovados dentro das leis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso contrário, a suspensão da CNH será inevitável. O Detran assume a missão promover educação para o trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação e serviços para veículos. Eles também levantam estatísticas sobre as ruas, além das multas.
Entre as infrações mais graves, que levam à suspensão imediata do documento, aparece o ato de dirigir sob a influência de álcool ou substâncias psicoativas – o que aumentam ainda mais o risco de acidentes. Em ambos os casos, a tolerância é zero para qualquer pessoa ou idade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Existe ainda outro ponto importante, envolvendo ameaças a pedestres ou outros veículos, como manobras bruscas e ultrapassagens perigosas. Agora, esse também é um motivo para cancelar a CNH. O objetivo é reduzir os dados negativos. Aliás, houve também mudanças no prazo de renovação. Elas atingiram, principalmente, os mais velhos.
Afinal, o que mudou?
- Motoristas entre 50 e 69 anos de idade: renovação a cada 5 anos;
- Motoristas com mais de 70 anos de idade: renovação a cada 3 anos.
- Com isso, fica proibida a espera de até 10 anos, como no caso dos condutores abaixo de 50 anos.
Conclusão
De acordo com o Detran, o condutor que tiver a CNH cassada fica impedido de conduzir veículos durante 2 anos, contados da data da entrega do documento. No entanto, após o prazo e a entrega do certificado de frequência ao curso de reciclagem, ele já pode tentar se reabilitar novamente.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Detran em alerta: Lei de trânsito em vigor crava multa acima de R$5 mil e suspensão da CNH por infração comum
● Suspensão imediata da CNH e multa severa: Nova lei de trânsito em vigor em 2025 crava proibição a motoristas
● Multa severa e apreensão do carro: Lei da CNH em vigor em 2025 chega com PROIBIÇÃO aos motoristas
+ Contudo, veja outras notícias sobre leis, mudanças nas regras das ruas, entre outras novidades!
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br