Para manter o documento ativo, os condutores mais velhos devem se atentar às novas informações divulgadas, já que houve mudança no prazo de renovação
Um alerta importante aos motoristas que já passaram dos 60 anos de idade! Agora, em 2025, a fiscalização ficará ainda mais intensa sobre a legalidade da CNH, o que poderá retirar o direito de dirigir para uma longa lista de pessoas.
Segundo o Detran, um dos motivos é o aumento da demanda nas ruas e rodovias nacionais. Somente na cidade de São Paulo, existem mais de 8 milhões de veículos, o que representa 11% da frota nacional. Para efeitos comparativos, o Censo revela que o município tem 11,45 milhões de habitantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Detran é responsável por promover ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação, além de estatísticas, multas e outros serviços. Porém, desta vez, as novas regras atingiram diretamente os idosos que continuam no trânsito.
Afinal, o que aconteceu?
Desde 2011, por exemplo, existe a CNH Social, de forma gratuita, a partir dos 18 anos de idade, em algumas localidades, como Acre, Amazonas, Maranhão, Goiás, Pará, Bahia, Ceará, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Rio Grande do Sul, entre várias outras. Por enquanto, o projeto ainda é regional.
Ou seja, depende do estado de cada um oferecer ou não. Mas, como no mapa acima, boa parte deles já faz parte da ação. Para ter acesso, basta entrar no site do Detran de sua localidade e se inscrever conforme as vagas abertas. Em contrapartida, uma mudança está em torno do prazo de renovação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este ano, os motoristas mais antigos acabaram sendo afetados. Isso porque, além dos exames tradicionais, como oftalmológicos e psicológicos, poderão ser solicitados também alguns testes adicionais, como reflexos e coordenação motora. O prazo para duas das faixas também está diferente.
Entenda
- Até 50 anos: renovar a cada 10 anos;
- Entre 50 e 70 anos: renovar a cada 5 anos;
- Acima de 70 anos: renovar a cada 3 anos.
Conclusão
Hoje, já é possível renovar a CNH através da internet, sem a necessidade de comparecer às unidades presenciais. O processo acontece no portal oficial do Detran de cada estado, seguindo as instruções descritas no próprio site. Mas, como dito, em alguns casos, a instituição poderá exigir exames adicionais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Não tem perdão e CNH suspensa: Lei de trânsito armada deixa motoristas chorando logo no início de 2025
● Novo exame para renovar a CNH e decreto em retrovisores: 2 leis de trânsito para 2025 trazem multas pesadas
● Multa de R$5.800 e suspensão da CNH: Lei de trânsito atinge motorista com proibição em 2025
+ Contudo, veja outras notícias sobre leis, mudanças nas regras das ruas, entre outras novidades!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE