Detran comunica benefício exclusivo para idosos de 60 anos ou mais com CNH em apenas 3 passos simples, sem precisar sair de casa
O Detran anunciou uma novidade que promete facilitar a vida dos motoristas idosos. A partir de agora, pessoas com 60 anos ou mais podem acessar um benefício exclusivo em apenas três etapas simples, sem precisar sair de casa.
Com a iniciativa, o processo se torna mais ágil e menos burocrático, oferecendo comodidade para quem já passou da faixa etária exigida para a renovação convencional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em benefícios e das informações divulgadas pela advogada previdenciarista Ingrid Magalhães, detalha agora somo solicitar a carteira de estacionamento para idosos.
Carteira de estacionamento
- A versão digital da credencial de estacionamento exclusivo agora está disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
- A medida visa facilitar o acesso ao estacionamento para pessoas com deficiência e maiores de 60 anos.
- A credencial digital substitui o modelo impresso, que precisava ser colocado no painel do veículo.
- A nova credencial será válida em todo o Brasil, independentemente do estado ou município de emissão.
- Estima-se que cerca de 19,4 milhões de pessoas serão beneficiadas, incluindo 16 milhões com mais de 60 anos e 3,4 milhões de PCDs.
Você poderá emitir a versão impressa da credencial de forma online no Portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), além de usar o aplicativo da CDT.
Segundo o Ministério, ao usar a versão digital, a credencial poderá ser vinculada a um único veículo, com a possibilidade de troca a qualquer momento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como solicitar
Você pode seguir essas 3 etapas super simples.
1- Para solicitar a versão digital, basta abrir o aplicativo, clicar em “condutor” e seguir o passo a passo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Além das férias: Lei trabalhista em vigor em 2024 traz 7 dias consecutivos de folga sem desconto no salário
● Donas de casa em alerta: ANVISA baixa facão e proíbe 13 produtos de limpeza populares após descoberta
● Na casa dos R$ 100: 6 perfumes do Boticário fixam na alma e deixam mulheres irresistíveis durante a noite do Ano Novo
2- Quem não tem o aplicativo deve acessar o portal da Senatran, usar a senha ‘gov’ e solicitar a emissão do cartão de forma instantânea.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3- Por fim, também é possível vincular a credencial a um veículo próprio ou de terceiros. Quando vinculada a um veículo, não é necessário exibir a versão física no para-brisa.
Fiscalização
Agentes de trânsito e policiais farão a fiscalização por meio de um aplicativo que permite verificar, através da placa ou do QR Code, se a credencial está vinculada ao veículo estacionado.
De acordo com a legislação de trânsito, quem estacionar indevidamente em vagas destinadas a pessoas com deficiência ou com mais de 60 anos estará sujeito a multas e sanções.
Contudo, a infração, classificada como gravíssima, resulta em 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, multa de R$ 293,47 e remoção do veículo.
Idosos pagam IPVA?
Sim, idosos pagam IPVA, mas há exceções dependendo do estado brasileiro. No entanto, em alguns estados, idosos com mais de 65 anos podem ser isentos do pagamento do IPVA. Especialmente se o veículo for o único em seu nome e tiver um valor abaixo de um determinado limite.
Por isso, verifique a legislação específica do estado onde o veículo está registrado, pois as regras variam e isso é importante para confirmar a elegibilidade para a isenção.
CONCLUSÕES FINAIS
Por fim, a implementação da credencial digital de estacionamento exclusivo representa um avanço importante na inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos no Brasil.
Além disso, com a facilidade de solicitação e a validação nacional, a medida oferece mais praticidade e segurança, além de contribuir para a organização e fiscalização do uso adequado das vagas.