Motoristas mais velhos devem ficar atentos às novas mudanças sobre o documento este ano
O número de carros nas ruas aumentou e, consequentemente, as regras ficaram mais rígidas. Por isso, sugiram algumas modificações no Código de Trânsito Brasileiro e parte delas atingiu a CNH dos idosos.
Essas leis, na verdade, estão em vigor desde o ano passado. Mas, em 2024, a fiscalização ficou ainda maior em cima delas. O Detran revelou que, nos últimos 4 anos, somente na capital paulista, a frota de veículos na capital cresceu de 6,1 para 6,5 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A instituição é responsável por promover educação para o trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação, entre outros serviços. Eles também levantam estatísticas sobre as vias, além das multas.
Hoje, a carteira pode ser solicitada de forma gratuita, a partir dos 18 anos, em algumas localidades, como Acre, Amazonas, Maranhão, Goiás, Pará, Bahia, Ceará, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Rio Grande do Sul, entre várias outras. Ela é chamada de CNH Social.
Por enquanto, o projeto ainda é regional. Ou seja, depende do estado de cada um oferecer ou não. Mas, como no mapa acima, boa parte deles já faz parte da ação social. Para ter acesso, basta entrar no site do Detran de sua localidade e se inscrever conforme as vagas abertas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em contrapartida, uma mudança está em torno do prazo de renovação. Neste ponto, os idosos serão os mais atingidos. Segundo o FDR, além dos exames tradicionais, como oftalmológicos e psicológicos, poderão solicitar também testes adicionais, como reflexos e coordenação motora.
Afinal, o que muda com as novas regras da CNH?
- Até 49 anos: Renovação a cada 10 anos;
- Entre 50 e 69 anos: Renovação a cada 5 anos;
- Mais de 70 anos: Renovação a cada 3 anos;
- CNH Provisória: Validade de 1 ano;
- Acima de 70 anos: Possibilidade de avaliações complementares a critério do médico, como exames específicos ou cursos de atualização em direção veicular para quem tem mais de 70 anos;
- Desconto na Renovação: 50% de desconto na taxa de renovação para idosos entre 50 e 70 anos.
Conclusão
Apesar disso, os idosos continuam podendo tirar a Carteira Nacional de Habilitação, sem limite de idade para obtê-la. Porém, é preciso ressaltar que a renovação do documento é mais frequente para os motoristas mais velhos, já que a validade é menor.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja mais notícias sobre as leis trânsito!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE