O QUE ROLOU?!

Detran passa o facão sem dó e arranca a CNH de mais de 400 mil motoristas em todo o Brasil

Motoristas precisam se atentar quanto a uma nova medida do Detran que pode custar a CNH (Foto: Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva/Facebook)

Motoristas precisam se atentar quanto a uma nova medida do Detran que pode custar a CNH (Foto: Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva/Facebook)

Detran toma medida drástica e volta com ação que aterroriza milhares de motoristas, cujos quais podem ficar sem o documento caso façam isso

Como muitos sabem, a CNH é um documento essencial para motoristas em todo o Brasil, representando não apenas a permissão para dirigir, mas também a comprovação de que o cidadão é apto a circular com segurança nas vias do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falando nisso, muitos não sabem, mas durante a pandemia da Covid-19, o Detran-SP tomou uma decisão que impactou diretamente os motoristas ao suspender temporariamente a aplicação de multas.

A medida se fez necessária para diminuir o número de pessoas em locais públicos, uma vez que as aglomerações eram perigosas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, a partir de informações divulgadas pelo portal Vrum, a equipe especializada em legislação do TV Foco, constatou que as multas não apenas voltaram a vigorar como podem arrancar a CNH de cerca de 400 mil motoristas em todo o Brasil.

Medida anunciada

Conforme anunciado pelo Detran, a decisão se baseia na Lei 14.229, sancionada em outubro de 2021, que alterou os prazos para notificações de multas relacionadas à suspensão ou cassação da CNH:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal de contas, dependendo da quantidade de multas, a suspensão do documento é mais do que previsto.

Para os especialistas em direito de trânsito, a nova legislação reduziu o prazo de prescrição para a notificação das penalidades:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que o motorista deve fazer caso seja notificado?

Caso o motorista receba uma notificação de multa ou penalidade deve seguir os seguintes passos:

Mas, se a infração aconteceu antes de outubro de 2021 e ainda está dentro do prazo de 5 anos, o motorista deverá cumprir a penalidade imposta, que pode incluir suspensão ou até a cassação da CNH.

Nesses casos, apenas situações específicas permitem recorrer, como erros no registro da infração ou clonagem da placa.

Com o aumento da fiscalização, os motoristas devem ficar atentos às notificações e cumprir com as normas, se não quiserem ficar sem o documento.

Para saber mais sobre as leis em geral e suas mudanças, clique aqui*

Considerações finais:

O Detran retomou a aplicação de multas suspensas durante a pandemia, o que pode resultar na perda da CNH para cerca de 400 mil motoristas.

Infrações cometidas até 2021 ainda podem gerar penalidades, mesmo após o período de suspensão.

Motoristas notificados podem recorrer em casos específicos, como erros no registro da infração ou clonagem da placa.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile