Esta semana, o Departamento Estadual de Trânsito promoverá ação especial para a emissão da nova CIN, por causa da alta demanda
Nesta segunda-feira, dia 24, começou o mutirão da Carteira de Identidade Nacional, no Detran-RJ. O serviço se estende até a próxima quinta, 27, nos diversos postos de identificação espalhados nas cidades.
Segundo a instituição, a ação foi criada para atender a alta demanda de público. Não precisa de agendamento, mas o atendimento será por ordem de chegada, seguindo a capacidade de cada uma das unidades, ressaltou o comunicado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Detran destacou que a primeira emissão acontece de forma gratuita, desde que o cidadão tenha a certidão de nascimento ou casamento e o CPF. O mesmo vale para os idosos que já passaram dos 60.

Afinal, o que muda?
Nos postos de rua, o atendimento será das 8h às 17h. Nos shoppings, ficará entre 9h e 18h. Desde janeiro de 2023, o processo vem acontecendo no estado, escalonado por idades. A nova CIN chega como substituta oficial do tradicional RG.
A substituição, no entanto, acontecerá de forma gradual. O modelo tem mais itens de segurança e também o registro do CPF, que é válido em todo o Brasil, além de contar com um QR Code para autenticação e um espaço para uso do nome social, caso seja necessário.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Dívida de R$2M e falência decretada: O triste fim de rede de supermercados em Santa Catarina em 2025
● “Vamos fechar”: O encerramento de restaurante mais amado de Curitiba, PR, devasta clientes na era Ratinho Jr
● Lei em vigor no PR chega com proibição nos ônibus de Curitiba e atinge em cheio 1,7M de CPFs
No digital, o cidadão ainda pode incluir a CNH, título de eleitor, certificado militar e carteira profissional. Para crianças de até 11, a validade é de 5 anos. De 12 a 59 anos, o prazo é de 10. Para os maiores de 60, é indeterminado.
De acordo com o Governo Federal, o novo documento, além do Detran, também pode ter solicitação com amparo da Segurança Pública de cada estado e pela Polícia Civil. Algumas localidades disponibilizam que a emissão seja feita através da internet.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conclusão
- Em resumo, o Detran-RJ vem promovendo uma ação para a emissão da nova CIN;
- A Carteira de Identidade Nacional chega para substituir gradualmente o RG como documento;
- Na primeira emissão, a CIN é gratuita, válida para todas as idades, incluindo os idosos 60+;
- Além do Detran, órgãos de Segurança Pública e da Polícia Civil também prestam os serviços.
+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre os benefícios no Brasil!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE