A Globo está satisfeita com os resultados obtidos em “Pantanal”.
O remake baseado na obra original de Benedito Ruy Barbosa, assinado pelo seu neto, Bruno Luperi está fazendo o maior sucesso no horário nobre da Globo. “Pantanal”, em sua segunda semana de exibição está registrando acima de 30 pontos no Ibope.
Os números incríveis que a Globo não via há muito tempo em seu horário nobre. E com a boa aceitação do público com “Pantanal”, e também o sucesso de novelas antigas no catálogo do Globoplay, têm feito a emissora carioca pensar em apostar ainda mais nesse filão saudosista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Com morte de Gil, Pantanal supera 30 pontos no Ibope, é aclamada na web e deixa SBT e Record desesperadas
Informalmente, começa-se a especular nos bastidores da Globo sobre a possibilidade de o remake de Bruno Luperi abrir caminho para que outras novelas da extinta TV Manchete ganhem uma atualização, conforme informações do Notícias da TV.
O assunto interno na Globo é sobre o clamor do público que gosta de novela, sobretudo os saudosistas, para que tramas antigas e de fora da emissora sejam incorporadas ao streaming da Vênus Platinada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, seja por questões de direitos autorais ou até mesmo qualidade técnica desses produtos (fitas estragadas, imagem e som deterioradas), torna-se quase inviável afirmar que chegue até o público novelas muito antigas. Mas uma solução, é que essas tramas sejam relançadas no formato de remake.
ESTRATÉGIA DA GLOBO
A estratégia não seria novidade. Desde que “Mulheres de Areia” (1993) e “A Viagem” (1994) agradaram a crítica e o público, a Globo passou a, de tempos em tempos, apostar na reedição de folhetins clássicos. Em algumas ocasiões, não deu muito certo, mas em boa parte delas, o público comprou as novas versões, como “Anjo Mau” (1997), “TiTiTi” (2010), “Cabocla” (2004), “Sinhá Moça” (2006), entre outras.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2019, “Éramos Seis”, exibida pelo SBT e Tupi, em 1994 e 1977, foi outra trama que teve êxito e que é constantemente utilizada como bom exemplo de remake de uma produção vinda de outras emissoras de televisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apostando na mesma onda está a HBO Max, que já prepara um remake de “Dona Beija” (1986) para 2023. O fato é que, agora, com o sucesso de “Pantanal”, a ideia é que sejam negociados os direitos para a reedição de outros folhetins.
O tempo dirá, porém, se o telespectador não vai se assustar se novelas como “Xica da Silva” (1996), “A História de Ana Raio e Zé Trovão” (1990), “Mandacaru” (1997), “Tocaia Grande” (1995), entre outras, surgirem no Globoplay ou na própria Globo futuramente.