15 de novembro é comemorado o Dia do Professor, e o papel de educar foi abordado em várias novelas cuja temática girava em torno dos personagens que viviam na escola. Tanto a Globo quanto a Record e o SBT já fizeram e continuam fazendo folhetins nesse estilo.
+ Gabi Prado é acusada de agressão e A Fazenda toma difícil decisão
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Várias tramas, não apenas as juvenis, tiveram o cotidiano do colégio como pano de fundo para ambientar as suas respectivas narrativas. É por isso que o TV Foco elencou algumas delas e alguns professores marcantes que fizeram parte da infância de nós telespectadores.
Confira as principais:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MALHAÇÃO: Apesar de algumas temporadas terem sido ambientadas em academias ou escolas de arte, a essência de Malhação está no colégio. Quem não lembra do inesquecível Múltipla Escolha ou Primeira Opção?
Foram inúmeros os professores que passaram pela trama, mas a atual personagem da atriz Camila Morgado tem defendido com maestria o seu papel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CORAÇÃO DE ESTUDANTE: A novela das seis mostrou que não era apenas Malhação que girava em torno da vida estudantil.
Em Coração de Estudante, o personagem Eduardo (Fábio Assunção) era um professor universitário de uma pequena cidade e o protagonista da trama, que girava em torno de vários estudantes, de diversos cursos. Havia até uma república…
CABOCLA: Na trama das seis, a personagem de Carolina Kasting era Mariquinha, uma professora que dava aulas aos alunos da cidade. Na mesma história, ela ainda começou a dar aulas para adultos que também queriam aprender a ler e escrever.
MULHERES APAIXONADAS: A novela das 8 de 2003 também contava com vários professores e alunos, já que a Helena, de Manoel Carlos, na época, era a diretora de uma escola de segundo grau do Rio de Janeiro.
Vários conflitos entre os estudantes eram mostrados na trama, inclusive a homossexualidade. Teve também espaço para os conflitos dos professores, como foi o caso da icônica Santana (Vera Holtz), que tinha problemas com o álcool.
CHOCOLATE COM PIMENTA: Na primeira fase da memorável novela das seis, a personagem Ana Francisca começou a estudar na escola da cidade e até sofreu bullying por parte dos demais alunos, sendo chamada de “Maria Mijona” 😂
BICHO DO MATO: Bicho do Mato também contava com vários universitários, professores e geólogos de uma faculdade, que iam até o pantanal para estudar na prática a questão das pedras preciosas do local.
CIDADÃO BRASILEIRO: Na trama de 2006, a principal professora era interpretada pela atriz Luisa Tomé, a Teresa, que lutava contra os políticos para manter as suas escolas rurais, voltadas para os pobres camponeses.
Ao longo da trama, ela acabava sendo morta pela Ditadura Militar, bem como vários jovens guerrilheiros.
ALTA ESTAÇÃO: A novela girava em torno de seis jovens universitários e era uma espécie de “adaptação” de Malhação, da Globo. Ela foi escrita por Margareth Boury, a mesma autora da versão brasileira de Rebelde.
REBELDE: Falando em Rebelde, não podemos esquecer a novela queridinha dos brasileiros. A trama contou com duas temporadas, entre os anos de 2011 e 2012, e abordava várias questões pertinentes no mundo dos adolescentes, como as difíceis relações familiares, alcoolismo, anorexia, entre outros.
O ator Eduardo Pires era o professor mais querido dos alunos.
CARROSSEL: A novelinha do SBT girava em torno das crianças, mas a personagem principal era a Professora Helena, cujo amor pelos alunos era incondicional. A trama marcou o início das novelas infantis da emissora de Silvio Santos e fez tanto sucesso que a faixa permanece até hoje.
NOVELAS INFANTIS: Praticamente todas as novelas infantis seguintes do SBT seguiram com a temática da escola, em Chiquititas, Cúmplices de Um Resgate, Carinha de Anjo, cujas professoras eram freiras, e agora, em As Aventuras de Poliana, que trouxe a temática para o universo teen.
Gostou? Siga o Lucas Medeiros no Instagram clicando aqui!