Rede de supermercado Dia decidiu fechar as portas no Brasil
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que o setor de varejo é um dos que mais movimentam a economia do Brasil. Entretanto, uma notícia confirmada nesta quinta-feira, 14 de março, a respeito da rede Dia caiu como uma verdadeira bomba no mundo dos negócios.
Isso porque a empresa, que chegou no Brasil em 2001, vem sofrendo uma série de sucessivos prejuízos. Diante dessa situação, o Grupo Dia decidiu por um amplo plano de reestruturação. Sendo assim, a rede irá fechar uma série de unidades por todo o país e manterá apenas as lojas em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o grupo de orgiem espanhola vai fechar 343 lojas e três centros de distribuição. Em comunicado, o grupo Dia afirmou que fará “a posterior análise de diferentes alternativas estratégicas para o Dia Brasil”. Eles ainda explicaram onde concentraram os negócios.
“O grupo vai ajustar seu escopo no país para concentrar seus negócios na região de São Paulo, onde tem uma maior rentabilidade e a concentração de lojas permite capilarizar a rede logística e redução de custos”, afirmou o Grupo Dia por meio de uma nota. Aliás, a empresa tem algo em mente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia deles é a de concentrar os negócios na Argentina e na Espanha, “mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento para o grupo” e nos quais a companhia tem uma posição relevante com sua estratégia de mercados de proximidade. O fato é que a notícia surpreendeu todo mundo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Alerta urgente a motoristas: Nova lei de trânsito em vigor no país causa apreensão de veículos e multa pesada
● Comunicado emergencial: Nova lei na era Lula traz ISENÇÃO de 3 contas aos idosos 60+ hoje (21/12)
● 13° liberado e +1 EXTRA do INSS confirmado hoje (21): 2 vitórias confirmadas aos trabalhadores em dezembro
Por que a rede saiu de Portugal?
Vale lembrar que em agosto do ano passado, a entidade também anunciou sua saída de Portugal, onde vendeu os seus quase 500 supermercados. O objetivo, na ocasião, também foi concentrar esforços nos seus principais mercados. A ideia era reduzir os prejuízos financeiros que vinha tendo no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comunicado oficial do DIA
Em contato com o TV Foco, a assessoria do Dia esclareceu que os fechamentos fazem parte de uma reorganização da rede, que segue como uma das principais do estado de São Paulo. Confira a nota na íntegra abaixo.
“Grupo Dia ajusta número de lojas no Brasil para focar na região de São Paulo
O Conselho de Administração do Grupo Dia aprovou a implementação de um processo de reestruturação no Dia Brasil e continuará operando 244 lojas em São Paulo, onde concentra sua operação.
Os persistentes resultados negativos da Dia no Brasil levaram a empresa a reavaliar a dimensão da sua estrutura, que inclui o encerramento de 343 lojas e 3 armazéns.
São Paulo, 14 de março de 2024 – O Conselho de Administração do Grupo Dia aprovou a implementação de um processo de reestruturação no Dia Brasil, com o objetivo de concentrar suas atividades na região de São Paulo, onde continuará operando 244 lojas.
Esta decisão está inserida em um plano de ajuste de lojas no país, para buscar a estabilidade da estrutura do Grupo Dia no Brasil, tornando-a viável após persistentes resultados negativos.
Desde sua chegada ao Brasil em 2001, o Grupo Dia tem realizado investimentos e esforços significativos no país.
Este processo inclui o fechamento de 343 lojas e 3 Centros de Distribuição e a posterior análise de diferentes alternativas estratégicas para os negócios do Dia Brasil. Dessa forma, o Grupo ajusta seu escopo no país para concentrar seus negócios na região de São Paulo, onde o negócio tem uma maior rentabilidade e a concentração de lojas permite capitalizar a rede logística e a redução de custos.
Essas medidas possibilitarão destinar os recursos para mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento para o Grupo na Espanha e na Argentina, onde atualmente a companhia conseguiu uma posição relevante com uma estratégia focada na distribuição alimentar de proximidade”.