CONFIRA

Falência: O dia que duas empresas tradicionais brasileiras fecharam suas portas e encerraram tudo no país

12/06/2023 às 20h31

Por: Sophia Gonçalves Villanueva
Imagem PreCarregada
O triste fim de fábrica de calçados gigante no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)

Relembre o dia em que empresas tradicionais fecharam suas portas

Nesta segunda-feira (12), o TV Foco reuniu algumas informações e curiosidades sobre o dia em que duas empresas tradicionais brasileiras fecharam suas portas e encerraram suas atividades no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, estamos falando das empresas Mesbla e da Arapuã, duas empresas bem renomadas e que os brasileiros gostavam bastante.

No caso da Mesbla, ela nasceu no ano de 1912 e com uma proposta bem diferente, afinal, seu negócio envolvia importação de maquinário, automóveis, aviões e até de outros equipamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na época, ela era administrada por um empresário francês chamado Luiz La Saigne, que no ano de 1924, resolveu transformar o local carioca em uma firma autônoma, com o nome de Sociedade Anônima Brasileira Estabelecimentos Mestre et Blatgé, que por fim, em 1939, se tornou Mesbla.

Loja Mesbla (Foto: Reprodução/ Internet)

Loja Mesbla (Foto: Reprodução/ Internet)

MAIS SOBRE O ASSUNTO

A empresa tinha várias lojas de departamento abertas, como no prédio da Rua do Passeio, no Centro do Rio de Janeiro. Inclusive, sua diversidade de equipamentos nas décadas de 1960 e 1970, transformou a Mesbla na maior do país, com 180 lojas espalhadas pelo Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, em 1997, o dono novo tentou inovar, abrindo mais lojas, porém, todo o esforço foi por água abaixo, pois em junho de 1999 as redes se fecharam e encerraram suas atividades.

Loja Mesbla (Foto: Reprodução/ Internet)

Loja Mesbla (Foto: Reprodução/ Internet)

E A EMPRESA ARAPUÃ?

Arapuã era uma concorrente da Casas Bahia, e sua primeira loja foi em São Paulo, no ano de 1957, onde já conquistou o Brasil inteiro.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na época, ela foi fundada por Jorge Wilson Simeira Jacob, quando ele ainda era menor de idade, quando recebeu a herança de seu pai.

Mas, nos anos de 1990, a dívida da empresa com credores já chegava a mais de 1 bilhão. Sendo assim, em 2003, a empresa decretou falência, e depois de muita briga na justiça, em março de 2009, o Superior Tribunal de Justiça, finalmente decidiu pela insolvência da empresa.

Arapuã (Foto: Reprodução/ Internet)

Arapuã (Foto: Reprodução/ Internet)

arapuã
empresas
falência
Mesbla

Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.