Diálogos entre Faustão e Sérgio Moro são divulgados por veículos de comunicação
05/07/2019 às 13h58
Durante um diálogo com o procurador Deltan Dallagnol, o então juiz Sergio Moro disse ter sido procurado pelo apresentador da TV Globo, no Domingão do Faustão, Fausto Silva, que o cumprimentou pelo trabalho da Lava-Jato e deu conselhos para melhorar as falas dos investigadores. A mensagem inédita faz parte do material analisado por VEJA em parceria com o site The Intercept Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+A Dona do Pedaço: Maria da Paz se desespera ao saber que Chiclete tem que matar Vivi
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Só uma pequena parte do material havia sido divulgada até agora — e ela foi suficiente para causar uma enorme polêmica. Em parceria com o site, VEJA realizou o mais completo mergulho já feito nesse conteúdo. Foram analisadas pela reportagem 649 551 mensagens. Palavra por palavra, as comunicações examinadas pela equipe são verdadeiras e a apuração mostra que o caso é ainda mais grave. Moro cometeu, sim, irregularidades e o mais inusitado é que Faustão, da Globo surgiu nessa bagunça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fora dos autos (e dentro do Telegram), o atual ministro pediu à acusação que incluísse provas nos processos que chegariam depois às suas mãos, mandou acelerar ou retardar operações e fez pressão para que determinadas delações não andassem. Além disso, revelam os diálogos, comportou-se como chefe do Ministério Público Federal, posição incompatível com a neutralidade exigida de um magistrado. Na privacidade dos chats, Moro revisou peças dos procuradores e até dava broncas neles. Faustão está envolvido na polêmica.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Bailarina de Faustão revela lado oculto das festinhas do apresentador e assume: “Sempre fazia essas coisas”
● Ex-braço direito e melhor amiga de Faustão, Lucimara é esquecida por ele e vive assim: “Nunca mais”
● Filho e filha de Faustão abrem o jogo no Altas Horas sobre o que o pai está vivendo: “Processo difícil”
Segundo a conversa, Faustão parabenizou Moro pelo trabalho da Lava Jato e deu conselhos para que os procuradores falassem de forma mais simples, para que toda a população entendesse. “Ele disse que vcs nas entrevistas ou nas coletivas precisam usar uma linguagem mais simples. Para todo mundo entender. Para o povão. Disse que transmitiria o recado. Conselho de quem está a (sic) 28/anos na TV. Pensem nisso”, escreveu Moro ao procurador em 7 de maio de 2016. Procurado, o apresentador confirmou o encontro e o teor da conversa entre ele e o então juiz.
Os diálogos revelados pela Veja nesta semana e que revela a participação indireta do apresentador da Globo Faustão, são um novo capítulo de uma série de reportagens que começaram a ser veiculadas em junho último pelo site The Intercept Brasil, que escancara os bastidores de como agiam os procuradores da Operação Lava Jato, que integram o time do Ministério Público Federal agindo em conluio com o ex-juiz Sergio Moro, o que, caso comprovado de fato a participação do hoje ministro, pode ser configurado como antiético, por ferir códigos da Magistratura, podendo, inclusive, levar à anulação de processos julgados por Moro, como o do ex-presidente Lula. Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato negam ter cometido irregularidades.
Saiba tudo o que vai acontecer sobre a nova novelas das 9 da Globo, Amor de Mãe.
Autor(a):
Nayara Bolognesi
Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.