PROIBIÇÃO!

Diarreia e erupção na pele: ANVISA baixa proibição contra rival da ADRIA e 4 macarrões populares são arrancados

ANVISA baixa proibição contra rival da ADRIA e 4 macarrões populares são arrancados - Foto: Internet

ANVISA baixa proibição contra rival da ADRIA e 4 macarrões populares são arrancados - Foto: Internet

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A autarquia de vigilância emitiu um decreto e proibiu uma rival da ADRIA com 4 macarrões populares e que você provavelmente ama

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sem dúvidas, é um dos principais órgãos no que se refere qualidade dos produtos. A autarquia, vale lembrar, tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.

Dessa forma, o órgão tem a liberdade de realizar algumas proibições. Nesta matéria, falaremos sobre uma empresa alimentícia de macarrão, rival da ADRIA, que acabou sofrendo uma proibição e teve seus produtos arrancados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes de mais nada, vale dizer que, o macarrão é um dos alimentos mais populares entre os brasileiros. O mesmo, sendo consumido na quantidade ideal, pode proporcionar ganho de proteína, fibra e ferro. Assim, a massa pode sim fazer parte de uma dieta saudável, em especial.

Marca de macarrão é barrada pela ANVISA (Reprodução: Keishi/Divulgação)

Pela popularidade, a ANVISA acaba tendo um trabalho árduo na fiscalização desses produtos, como a marca autuada dessa vez. Acontece que, no último dia (06) deste mês de junho, a autarquia decretou a retirada de 4 macarrões populares dos mercados por conta de um erro em embalagens, que pode trazer risco à saúde de milhares de consumidores.

De acordo com o portal oficial da agência, os lotes em questão apresentam informação incorreta. No rótulo, havia a informação sobre a ausência de glúten, por meio da frase “não contém glúten”. Todavia, os alimentos possuem glúten em sua composição, o que pode prejudicar pessoas com a doença celíaca (intolerante ao glúten).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira os produtos e lotes a seguir:

  1. MASSA ALIMENTICIA DE SEMOLA DE TRIGO DURO FUSILLI INTEGRAL MARCA BARILLA (L13264254, L14467343, L14467543 E L14447253 )
  2. MASSA ALIMENTICIA DE SEMOLA DE TRIGO DURO PENNE INTEGRAL MARCA BARILLA (L14447213, L14447223, L14447353, L14447503, L14447513 E L14446513 )
  3. MASSA ALIMENTICIA DE SEMOLA DE TRIGO DURO SPAGHETTI INTEGRAL MARCA BARILLA (L14144354, L14154044, L14156073, L14157223 E L14157283 )
  4. MASSA ALIMENTICIA DE SEMOLA DE TRIGO DURO SPAGHETTINI INTEGRAL (E01127413, E01124204, E01124294, E01124524, E01127333 E E01124194 )
Local onde fica indicado o lote do produto (Foto: Reprodução / Site oficial Barilla)

Vale dizer que, os lotes citados só podem causar problemas apenas aqueles que possuem a doença celíaca. Segundo o portal National Geographic, um dos primeiros impactos do glúten em pessoas celíacas é na digestão.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo, o indivíduo pode ter diarreia ou constipação, que também pode ser acompanhada de sintomas como empachamento gástrico, cólica intestinal, erupção na pele e desconforto abdominal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PRONUNCIAMENTO OFICIAL

Após o ocorrido, a marca rival da ADRIA tratou de emitir um comunicado oficial sobre o ocorrido.

“Tendo a qualidade e a segurança de seus produtos como máxima prioridade, a Barilla do Brasil Ltda., CNPJ sob 02.195.380/0007-88, comunica o recolhimento voluntário e preventivo de lotes específicos de oito cortes de massa seca das linhas Grano Duro e Integrale.

A medida é preventiva, uma vez que a fabricante identificou uma possível alteração na rotulagem, com a informação “não contém glúten” em produtos que contêm glúten em sua composição. A ingestão desses produtos poderá ocasionar prejuízos à saúde dos consumidores que possuem restrições ao consumo de glúten, como portadores de doença celíaca, não apresentando risco à saúde dos demais consumidores.

O consumidor que identificar os produtos da relação de lotes com a informação incorreta de “não contém glúten” deve entrar em contato com a Barilla do Brasil pelo telefone 0800 055 3199, ou pelo e-mail sac@barilla.com, para orientações sobre as providências relacionadas ao recolhimento e substituição do item. Todos os demais produtos podem ser consumidos normalmente.

A empresa reforça que toda sua linha de produtos sem glúten é produzida seguindo elevados padrões de qualidade e em uma unidade fabril específica, sem risco de contaminação cruzada.

A Barilla pede desculpas pelo ocorrido e reafirma que a qualidade e a segurança são os seus principais compromissos. A empresa atua em conjunto com seus fornecedores e demais parceiros para recolher os produtos com rotulagem irregular o mais rápido possível.”

Vale Dizer que, a medida da ANVISA é referente apenas aos lotes citados acima. Logo, os demais produtos seguem no mercado com a aprovação da autarquia e da qualidade da marca.

Produtos da marca de macarrão Barilla (Foto: Reprodução / Internet)

O que a Anvisa fiscaliza?

Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile