PROTEÍNAS PERIGOSAS!
Fatal e diarreia: ANVISA baixa o facão e decreta proibição de marca de ovo, queijo e carne popular às pressas
20/08/2024 às 10h17
ANVISA baixa o facão sem dó e determina a proibição de marcas que fornecem ovo, queijo e carne após grave contaminação e risco aos consumidores
A proteína é um nutriente essencial para todo ser humano e em todas as fases da vida, pois participa de diversas funções do organismo. Inclusive, ela é encontrada em uma série de alimentos como os ovos, carnes e até mesmo em queijos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No setor das empresas alimentícias há uma série de marcas que fornecem esse tipo de alimento. Inclusive, até pela procura e necessidade, constantemente a ANVISA fiscaliza essas mesmas marcas a fim de combater irregularidades e riscos que podem vir a ocorrer.
Afinal de contas, como até mencionamos em matérias anteriores, esse tipo de alimentação é mais suscetível a causar infecções graves e em caso de má fabricação, contaminação por bactérias entre outros problemas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, separamos 3 casos envolvendo marcas famosas do segmento que acabaram entrando no “facão” da ANVISA após a comprovação de que alguns lotes apresentarem esses mesmos riscos e é sobre isso que iremos falar agora:
1- Ovos
Em junho de 2023, a ANVISA, através da RESOLUÇÃO-RE Nº 1.995, publicada através do Diário Oficial da União, proibiu a venda e retirou de circulação os ovos tipo caipira vermelho, da marca Granja Dourados, pertencente à empresa Granja Dourados – Fernanda Flávia Ferreira de Arvelos, após os mesmos apresentarem riscos no consumo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque a empresa mencionada fazia uso indevido do número de registro do SIF 2888 em sua rotulagem, cujo qual pertencia a outra empresa.
Além disso, a Granja Dourados não possuía o registro sanitário necessário no órgão de agricultura competente, o que a impediu de comercializar legalmente seus produtos. Afinal de contas, sem essas garantias, é impossível passar a segurança de que os mesmos foram produzidos dentro dos parâmetros necessários de qualidade.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de infecção e meningite: ANVISA proíbe produto nº1 das mães após ameaça aos bebês
● Bactéria, pelo de rato e +: Anvisa faz proibição contra 3 marcas populares de carne, salsicha e +1 popular
● Pombas e baratas: A interdição da Anvisa contra restaurante n°1 por flagra de nojeira em 2024
Só para ter ideia do perigo que isso apresenta, de acordo com a própria Vigilância Sanitária, alimentos preparados sem supervisão e que não obedecem aos critérios de higiene podem provocar as chamadas Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s) ou intoxicação alimentar provocadas por bactérias e suas toxinas, vírus, parasitas intestinais ou substâncias químicas.
De acordo com informações obtidas no Portal da Transparência, o CNPJ da empresa mencionada permanece ativo, porém não foram encontrados seus produtos em nenhum local ou canal de vendas como lojas credenciadas, sites oficiais e redes sociais.
Devido a falta de informação necessária, não foi possível saber a real situação dos produtos e da marca, tampouco encontrar manifestações sobre o ocorrido.
2- Carne
Já em 15 de março deste ano de 2024, a Supremo Carnes, renomada marca de carnes e congelados, acabou tendo um lote de um dos seus produtos mais procurados após o mesmo apresentar riscos de contaminação.
O lote em questão era de nº 220224, (SIF 3845), correspondente ao produto “Carne moída de bovino congelada”, produzido no dia 22/02/2024, com prazo de validade até 21/02/2025.
Essa medida se deu após um comunicado de recolhimento voluntário da empresa. De acordo com a RESOLUÇÃO-RE Nº 1.032, publicada pela ANVISA, o produto apresentado em embalagem plástica a vácuo com conteúdo líquido de 1kg, apresentou a presença de Escherichia coli, bactéria extremamente nociva ao organismo.
A bactéria em questão pode causar uma série de complicações, entre elas uma severa infecção no trato digestivo, causador de diarreias e vômitos. Vale destacar que em casos mais graves, essas situações pode levar o consumidor a uma desidratação profunda, culminando até mesmo em um óbito.
Apesar de não terem sido encontradas manifestações da empresa a respeito do ocorrido, pelo fato de ter sido um recolhimento voluntário, já demonstra o compromisso com a empresa em prezar pela segurança e qualidade dos seus produtos.
Fora isso, o fato afetou apenas o lote mencionado e seus demais lotes e produtos permanecem sendo comercializados normalmente no mercado.
- Importância da Supremo Carnes: A Supremo Carnes é uma empresa que atua no mercado de carnes bovinas desde 1988 e desenvolve produtos e serviços personalizados, que atendem aos mais exigentes padrões de qualidade. As plantas industriais da Supremo Carnes são certificadas pelo Serviço de Inspeção Federal (S.I.F), o que garante a qualidade e procedência dos seus produtos
3- Queijo
Por fim, no dia 12 de janeiro de 2023, a ANVISA proibiu o comércio e venda de TODOS os lotes de Queijo Coalho Desidratado e Queijo Provolone Desidratado, da famosa marca Kanastra Real.
Segundo as informações expostas na RESOLUÇÃO-RE № 71, o produto alegava ser produzido por Fazenda Ouro Verde, Serra do Salitre, Minas Gerais, CEP “38.789-00”, porém o local indicado não existe e o número de registro IMA 13159 pertencente a outro estabelecimento sem qualquer relação com a fabricação destes produtos.
Para agravar ainda mais o CNPJ: 12.723.707/0001-27 está como inexistente na base da Receita Federal do Brasil. Sendo assim, devido à falta de regulamentação necessária, os produtos tiveram que sair de circulação imediatamente.
Devido a falta de informação necessária, não foi possível saber a real situação dos produtos e da marca, tampouco encontrar manifestações sobre o ocorrido.
Como denunciar um produto suspeito de falsificação para a ANVISA?
Caso confirme que o produto que tem em mãos esteja irregular ou falsificado, você pode denunciar à Anvisa por meio de denúncia à Ouvidoria.
Por meio do formulário eletrônico da Ouvidoria, você consegue obter um canal específico para denúncias, reclamações, sugestões e elogios. O prazo de resposta é de até 15 dias úteis.
Você também pode ligar para a Central de Atendimento (0800 642 9782), disponível das 7h30 às 19h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.