Uma proibição de extrema importância para os consumidores
O Brasil é um país que consome muita carne vermelha. Ocorre que uma marca popular foi retirada às pressas dos mercados após uma proibição urgente da Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), por conter uma bactéria que provoca reações adversas, como diarreia.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é uma instituição brasileira vinculada ao Ministério da Saúde. Sua atuação abrange a regulamentação, controle e fiscalização de produtos e serviços relacionados à saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Pedaços de vidro e substância perigosa: A proibição da ANVISA contra 3 bebidas populares às pressas
Podemos citar medicamentos, alimentos, cosméticos, saneantes, hemoderivados, entre outros. A Anvisa é responsável por garantir a segurança e a qualidade desses produtos, bem como promover a proteção da saúde da população.
A medida da carne popular foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa Cedro Alimentos, apontando a Carne Congelada de Bovino sem Osso – Cupim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se do lote: 13012024, fabricado em 13/01/2024. O recolhimento foi devido à detecção de Escherichia coli e aeróbios mesófilos acima do permitido na legislação, o que também pode causar riscos à saúde humana.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Governo Lula toma decisão sobre o 13º salário do Bolsa Família e confirma real sobre liberação
● Aposentadoria na casa dos 50 anos e ganhando mais de R$ 8 mil: 55+ vibram com 2 vitórias do INSS
● Isenção no IPVA, PITU e + em 2025: Serasa emite alerta pra quem coloca CPF na nota fiscal hoje (22/11)
Conforme divulgado pelo portal Brasil Escola, a Escherichia coli encontrada na carne, é uma bactéria que habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode indicar aspectos relativos à qualidade de alimentos, e também pode provocar doenças, como infecções urinárias, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por se tratar de um comunicado de recolhimento voluntário, a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos, visto que esse se tratou de um caso isolado da marca popular.
Por isso, é importante que órgãos reguladores como a Anvisa estejam atentos à qualquer tipo de irregularidades em alimentos e tomem medidas para proteger a saúde pública.
O QUE FAZER AO ENCONTRAR LOTES PROIBIDOS PELA ANVISA?
Se você utiliza produtos da marca Cedro Alimentos, orientamos que verifique o lote impresso no rótulo. Se o produto pertencer ao recolhido, o mesmo não deve ser utilizado ou oferecido para o consumo. Portanto, os amantes de carnes devem ficar atentos.