ANVISA baixa proibição contra amendoim queridinho nacionalmente, principalmente entre donas de casa, após detectar erro que pode ser prejudicial para a saúde de milhares
No Brasil, o amendoim costuma ser uma das primeiras opções a ser servida como petisco. Pelo fato de ser financeiramente acessível e facilmente encontrado em supermercados, feiras e lojas de produtos naturais, o amendoim ganhou um espaço notório em nossa rotina e culinária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fora isso, por ter como principal característica o “consumo fácil”, afinal exige pouco ou nenhum preparo, ele costuma ser escolhido facilmente para servir nos intervalos das refeições principais ou ser acrescentado a saladas verdes, farofas e saladas de frutas.
Isso sem dizer que existe uma variedade absurda de doces e receitas preparadas por donas de casa, chefs de cozinha, ou qualquer pessoa que ame cozinhar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dentre todas as opções que temos disponíveis nas gôndolas de supermercado, o estilo “amendoim japonês” é o mais popular e amado de qualquer lista. Crocante, douradinho e delicioso, ele acaba sendo uma ótima pedida para ser consumido junto com uma cerveja gelada.
A proibição da ANVISA
Mas nem mesmo sua popularidade deixou ele isento de tomar certas proibições. Em meados de dezembro de 2023, a ANVISA baixou uma ordem que afetou uma das marcas que mais comercializa esse tipo de produto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando do Amendoim Japonês Canaã, cuja responsabilidade de fabricação recaí sob a empresa Paçocas Canaã.
A Anvisa publicou a proibição através da RESOLUÇÃO-RE N° 4.630, no dia 4 de dezembro de 2023, aonde suspendeu a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso do produto mencionado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
● 170 quilos de pães no lixo e sujeira: Vigilância Sanitária interdita padaria nº1 por falta de higiene
Ainda de acordo com a resolução da ANVISA a medida afetou TODOS os lotes após a autarquia comprovar a ausências de advertências quanto à presença de trigo ou soja na rotulagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Manifestações da empresa e situação atual:
Ao procurar declarações ou manifestações da marca Paçocas Canaã sobre o ocorrido, as mesmas não foram encontradas. Lembrando que o espaço permanece aberto caso a mesma queira expor a sua versão dos fatos.
Segundo apurações do TV Foco, não se encontrou muitas informações sobre a empresa, porém, apesar do seu perfil das redes sociais continuar ativo, o produto atingido não foi encontrado em nenhum lugar, nem mesmo no e-commerce.
Qual perigo a presença do trigo e da soja pode representar em alimentos sem a descrição correta?
Apesar de parecer inofensivo, o alerta da autarquia é crucial e pode significar alto grau de gravidade para pessoas que possuam alguma restrição alimentar, como os celíacos.
Para tais, a presença do trigo significa que o mesmo contém glúten, o que é fatal para quem sofre com esse tipo de problema de saúde.
De acordo com o portal de Medicina da Puc, os sintomas mais frequentes após o consumo de glúten em pessoas celíacas são diarreia, excesso de gases e desconforto abdominal, além de fadiga e dor de cabeça.
Inclusive, a doença celíaca se não tratada pode levar a morte. Sendo assim, em produtos do tipo mencionado acima, essa informação é extremamente fundamental uma vez que pode poupar muitos incidentes e riscos desnecessários.
Fora isso, a soja em excesso prejudica também à glândula tiroides, e estudos têm encontrado que o hipotiroidismo está associado às isoflavonas da soja.
As crianças que consomem muita soja são especialmente susceptíveis de desenvolver esta doença.
Ou seja, pra quem já sofre com esse tipo de doença, o consumo da soja também pode ser um grande risco à saúde.