BOMBA!

Diarreia e erupção na pele: Anvisa proíbe rival da ADRIA e arranca 4 macarrões populares dos mercados

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Anvisa proíbe e arranca 4 macarrões dos mercados (Foto: Reprodução/ Internet)

Se surpreenda ao saber tudo sobre a proibição do órgão contra 4 macarrões populares de marca rival da ADRIA que foram interditados por causar problemas a saúde

Sem sombra de dúvidas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma das principais autarquias do Governo Federal. O órgão visa garantir a segurança e a saúde dos consumidores brasileiros. Dessa vez, por exemplo, falaremos da atuação da agência ao proibir uma marca rival da ADRIA e retirar 4 macarrões de circulação nos mercados devido a riscos a saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), o consumo de massas alimentícias no Brasil, em 2020, chegou a mais de 1 tonelada. Sendo assim, é indiscutível que o macarrão é um dos alimentos mais consumidos no país, sendo um dos mais práticos também e não faltando na cozinha de quase nenhum brasileiro.

Bom, visto toda essa popularidade do alimento no país, a Anvisa busca sempre estar fiscalizando as marcas, em busca de erradicar qualquer uma que possa trazer qualquer mal a saúde da população. E no dia 06 de junho, o órgão decretou a retirada de 4 macarrões populares dos mercados devido a um erro em embalagens, que representava um forte risco a um grupo de pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo informações da Anvisa, os lotes dos macarrões em questão apresentam informação incorreta, que poderiam levar riscos aos consumidores. No rótulo, havia a informação sobre a ausência de glúten, por meio da frase “não contém glúten”. Todavia, os alimentos possuem glúten em sua composição, o que pode prejudicar pessoas com a doença celíaca (intolerante ao glúten).

A Anvisa publicou a RESOLUÇÃO-RE Nº 2.165, de 6 de junho de 2024, a qual proíbe a comercialização, distribuição e uso de 4 produtos da empresa BARILLA, uma grande rival da ADRIA no segmento das massas. A seguir, confira quais foram os itens e seus lotes em detalhes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Produtos e Lotes

Intolerância ao glúten

Reforçando que, os lotes citados podem causar problemas somente naqueles que possuem a doença celíaca. Segundo o portal ‘National Geographic’, um dos primeiros impactos do glúten nessas pessoas é na digestão. Sendo assim, o indivíduo pode ter diarreia ou constipação, que também pode ser acompanhada de sintomas como:

Vale dizer que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a doença celíaca acomete cerca de 1% da população mundial. E é uma condição autoimune em que o sistema imunológico reage ao glúten, proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio. Assim, podendo causar os diversos sintomas descritos acima.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pronunciamento da Barilla

Após o ocorrido, a marca rival da ADRIA tratou emitiu um comunicado oficial sobre o ocorrido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Tendo a qualidade e a segurança de seus produtos como máxima prioridade, a Barilla do Brasil Ltda., CNPJ sob 02.195.380/0007-88, comunica o recolhimento voluntário e preventivo de lotes específicos de oito cortes de massa seca das linhas Grano Duro e Integrale.

A medida é preventiva, uma vez que a fabricante identificou uma possível alteração na rotulagem, com a informação “não contém glúten” em produtos que contêm glúten em sua composição. A ingestão desses produtos poderá ocasionar prejuízos à saúde dos consumidores que possuem restrições ao consumo de glúten, como portadores de doença celíaca, não apresentando risco à saúde dos demais consumidores.

O consumidor que identificar os produtos da relação de lotes com a informação incorreta de “não contém glúten” deve entrar em contato com a Barilla do Brasil pelo telefone 0800 055 3199, ou pelo e-mail sac@barilla.com, para orientações sobre as providências relacionadas ao recolhimento e substituição do item. Todos os demais produtos podem ser consumidos normalmente.

A empresa reforça que toda sua linha de produtos sem glúten é produzida seguindo elevados padrões de qualidade e em uma unidade fabril específica, sem risco de contaminação cruzada.

A Barilla pede desculpas pelo ocorrido e reafirma que a qualidade e a segurança são os seus principais compromissos. A empresa atua em conjunto com seus fornecedores e demais parceiros para recolher os produtos com rotulagem irregular o mais rápido possível.”

O que aconteceu com a Barilla?

A medida da Anvisa afetou apenas aos lotes citados acima, tendo ocorrido de forma pontual nos mesmos. Sendo assim, os demais produtos da marca seguem no mercado com a aprovação da autarquia e da qualidade da marca. Dessa forma, os consumidores podem ficar despreocupados já que marca mantém a qualidade de seu produtos e esta regulada junto ao órgão.

Qual a função da Anvisa?

Segundo o ‘Gov.br’, a Anvisa, tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Sair da versão mobile