Anvisa fez proibição contra marca de queijo
No Brasil, a Anvisa tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços, submetidos à vigilância sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária costuma fazer fiscalizações regulares em empresas, supermercados, fábricas de alimentos e restaurantes para garantir que as coisas estão dentro da normalidade.
Foi justamente realizando uma dessas vistorias normais que a Anvisa encontrou uma bactéria que pode causar diarreia grave em concentração acima da permitida em um queijo tipo mineiro feito em Santa Catarina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O caso aconteceu em junho do ano passado, conforme apontou uma matéria do G1. A bactéria Escherichia coli foi encontrada no produzido em Vargem Bonita, no Oeste de Santa Catarina, segundo a Vigilância Sanitária do Estado.
Ao G1 SC , a empresa Fazenda Velha, responsável pelo produto, informou que já tinha conhecimento do incidente e que tomou “medidas imediatas para resolver a situação”. Os queijos foram removidos das prateleiras.
Vale lembrar que o lote onde a bactéria foi encontrada tem data de fabricação em 29 de março e vencimento 29 de junho de 2023, conforme informou a Anvisa. Na época, o queijo precisou passar por uma nova análise fiscal.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que se sabe sobre a bactéria?
Apesar de ser uma bactéria encontrada naturalmente no intestino, ela não é tolerada em alimentos e pode causar diarreia com sangue, principalmente em idosos, gestantes e pessoas imunossuprimidas, ou seja, é um risco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Escherichia coli costuma ser identificada quando há problemas de higiene no processo de produção do produto. Por isso, não é recomendado o consumo caso o cliente verifique que tem um produto do lote reprovado em casa.