AGORA!

Diarreia e anemia: ANVISA acaba de decretar retirada de 6 macarrões populares dos mercados diante de risco

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Macarrão, logo Anisa e mulher passando mal (Fotos: Reproduções / Canva / Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na última quinta-feira, 06, a Anvisa decretou a retirada de 6 macarrões populares dos mercados devido ao erro em embalagens, que pode trazer risco à saúde de milhares de consumidores.

O macarrão é um dos alimentos mais populares entre os brasileiros. Desse modo, você deve ficar atento a medida da agência envolvendo os seis lotes da marca Barilla.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal oficial da agência, os seis lotes apresentam informação incorreta na embalagem.

No rótulo dos seis lotes da marca, havia a informação sobre a ausência de glúten, por meio da frase “não contém glúten”.

Porém, os alimentos possuem glúten em sua composição, fato que pode prejudicar pessoas com a doença celíaca (intolerante ao glúten).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Medida Anvisa em macarrões (Foto: Reprodução / site oficial)

LOTES

Os produtos e lotes são:

Como identificar o lote do produto (Foto: Reprodução / Site oficial Barilla)

RISCOS

Os lotes citados acima só podem causar problemas apenas aos cidadãos que possuem a doença celíaca.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal National Geographic, um dos primeiros impactos do glúten em pessoas celíacas é na digestão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pessoa pode ter diarreia ou constipação, que também pode ser acompanhada de sintomas como empachamento gástrico, cólica intestinal e desconforto abdominal.

A doença celíaca também pode desencadear outras anemia ou perda de peso.

PRONUNCIAMENTO DA MARCA

Tendo a qualidade e a segurança de seus produtos como máxima prioridade, a Barilla do Brasil Ltda., CNPJ sob 02.195.380/0007-88, comunica o recolhimento voluntário e preventivo de lotes específicos de oito cortes de massa seca das linhas Grano Duro e Integrale.

A medida é preventiva, uma vez que a fabricante identificou uma possível alteração na rotulagem, com a informação “não contém glúten” em produtos que contêm glúten em sua composição. A ingestão desses produtos poderá ocasionar prejuízos à saúde dos consumidores que possuem restrições ao consumo de glúten, como portadores de doença celíaca, não apresentando risco à saúde dos demais consumidores.

O consumidor que identificar os produtos da relação de lotes com a informação incorreta de “não contém glúten” deve entrar em contato com a Barilla do Brasil pelo telefone 0800 055 3199, ou pelo e-mail sac@barilla.com, para orientações sobre as providências relacionadas ao recolhimento e substituição do item. Todos os demais produtos podem ser consumidos normalmente.

A empresa reforça que toda sua linha de produtos sem glúten é produzida seguindo elevados padrões de qualidade e em uma unidade fabril específica, sem risco de contaminação cruzada.

A Barilla pede desculpas pelo ocorrido e reafirma que a qualidade e a segurança são os seus principais compromissos. A empresa atua em conjunto com seus fornecedores e demais parceiros para recolher os produtos com rotulagem irregular o mais rápido possível.

Para mais informações, acesse o site www.barilla.com.br.

Vale lembrar que a medida é apenas aos lotes citados acima, os demais produtos seguem no mercado com a aprovação da Anvisa e da qualidade da marca.

Produtos Barilla (Foto: Reprodução / Internet)

POR QUE A BARILLA É IMPORTANTE

A Barilla nasceu no ano de 1877 em Parma, na Itália. A marca está em território brasileiro desde o ano de 1998 e em mais 120 países.

Desde então, a empresa tornou-se uma das principais no segmento de massas devido a qualidade e sabor de seus alimentos.

A marca também é importante para economia brasileira, uma vez que gera milhares de empregos.

COMO FAZER UMA DENÚNCIA NA ANVISA?

A agência é fundamental para garantir a qualidade dos produtos para os consumidores. Mas, poucos sabem como fazer uma denúncia sobre algum produto.

Para realizar uma denúncia, a Anvisa recomenda entrar com a Vigilância Sanitária de seu município ou com a própria agência mesmo, por meio da Ouvidoria.

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile