Atenção!
Risco de diarreia e infecção grávissima: 2 marcas de QUEIJO são BANIDAS pela ANVISA em todos os mercados
03/06/2024 às 13h47
Anvisa proíbe marcas populares de queijo devido risco grave à saúde
Para a surpresa de milhões de consumidores, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária cravou proibição e apreensão contra 2 marcas muito populares, devido risco de diarreia e infecção gravíssima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, o órgão da vigilância sanitária publicou uma medida cautelar contra o queijo tipo mussarela da marca Minerbom, no dia 7 de março de 2023 através do portal Consultas da Anvisa.
Isso porque, os fiscais registraram o número de registro indevido no rótulo com informações inadequadas, como origem e local de produção desconhecidos, caracterizando a clandestinidade da produção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já a medida calcular publicada no dia 12 de janeiro de 2023, tem os produtos queijo coalho desidratado e provolone desidratado da marca Kanastra Real como alvo.
De acordo com as consultas do governo, os queijos não tinham registros nos órgãos da agricultura competentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, os produtos não tinham identificação adequada, configurando falsificação, já que os rótulos contém informações falsas.
Entre os riscos mais frequentes para a saúde daqueles que consomem queijos falsificados e sem autorização do órgão Anvisa estão o perigo de intoxicação.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Carne de cachorro: ANVISA determina fechamento urgente de açougue após nojeira
● Infestação de baratas: Jornal da Band confirma fechamento histórico de 4 restaurantes após proibição da Anvisa
● Risco de cegueira e câncer: Progressiva nº1 das mulheres é proibida pela ANVISA e retirada da Shopee e +
Segundo informações do Globo Rural, em alguns casos, a ingestão de queijos contaminados podem causar diarreia, vômito e evoluir para outros quadros ligados a infecções gastrointestinais.
No entanto, até o momento as empresas não se posicionaram sobre as medidas cautelares e a proibição em si. Desse modo, não há informações sobre defesa.
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.