Tente não se impactar ao saber detalhes sobre a proibição da Anvisa, contra marca de queijo famosa
Antes de mais nada, para quem não sabe, a Anvisa, se trata, em suma, de uma agência reguladora, sob a forma de autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde.
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Dessa forma, todos irão saber agora detalhes sobre a proibição da ANVISA contra marca de queijo que pode estar na sua geladeira agora. Vamos conferir?
Bom, de acordo com informações do portal G1, da Globo, em nota divulgada em 15/06/2023, uma bactéria que pode causar diarreia grave foi encontrada em concentração acima da permitida em um queijo tipo mineiro feito em Santa Catarina.
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As informações dão conta de que os lotes reprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), precisaram ser recolhidos das prateleiras dos supermercados.
De acordo com Lucélia Scaramussa Ribas, a diretora de Vigilância Sanitária do Estado, não devemos consumir produtos caso o resultado do monitoramento indique algum risco à saúde.
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“Fica a critério do consumidor que possuir o produto do lote avaliado realizar o descarte do mesmo ou entrar em contato via SAC da empresa fabricante e/ou com o estabelecimento comercial onde foi adquirido o produto para obter informações sobre possíveis encaminhamentos a serem dados ao produto”, informou.
Ainda de acordo com ela, nas publicações do Diário Oficial, constam os dados de marca, lote e motivos para interdições.
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Ricardo Mazzon, microbiologista da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), também disse que esses alimentos não devem ser consumidos. “Então há duas opções: entrar em contato com o produtor para a troca do produto por outro aprovado ou devolução do dinheiro. Mas o consumo não é recomendado mesmo”, informou.
Dessa forma, na ocasião, a troca ou devolução do dinheiro estão entre as ações previstas em casos do tipo, segundo o Procon Santa Catarina.
“Nesse caso, como um órgão governamental já declarou o problema no alimento de determinado lote, os estabelecimentos que ainda possuem os produtos em suas prateleiras devem imediatamente retirá-los”, comentou Alice, que é presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/SC.
“Caso o consumidor tenha adquirido um desses produtos, sem ter consumido, poderá exigir o reembolso do produto. Ainda, se ele consumiu o produto, cabe análise da responsabilização do fornecedor por possíveis outros danos, como danos morais e estéticos, devendo consultar um advogado para entender melhor seus direitos”, completou.
O que diz a empresa sobre o assunto?
Bom, é importante salientar ainda que, Ao G1 SC, a empresa Fazenda Velha, responsável pelo produto, disse que já tinha conhecimento do incidente e que tomou “medidas imediatas para resolver a situação”.
“Gostaríamos de esclarecer que já tínhamos conhecimento desse incidente e tomamos medidas imediatas para resolver a situação. Conforme mencionado, nossos vendedores foram prontamente notificados e orientados a retirar todos os produtos desse lote das áreas de venda há um mês atrás. A segurança e a satisfação dos nossos consumidores são de extrema importância para nós, e buscamos sempre garantir a qualidade de nossos produtos”, iniciou a empresa.
“Informamos que todas as unidades afetadas foram devidamente recolhidas e descartadas de acordo com os protocolos adequados. Além disso, realizamos uma revisão completa dos nossos processos de produção e qualidade para evitar a ocorrência de problemas similares no futuro”, disse.
“Gostaríamos de esclarecer que, após uma análise aprofundada, identificamos que a falha no processo de pasteurização pode ter sido ocasionada pela pressão de vapor, resultando na queda de temperatura durante o processo. Reconhecemos a importância de um controle rigoroso desses parâmetros e estamos trabalhando para aprimorar nossos sistemas e prevenir ocorrências semelhantes no futuro.
“Ressaltamos que todas as análises microbiológicas realizadas em queijos coletados pela inspeção estadual estão em conformidade com a legislação vigente. Nossa prioridade é garantir a segurança dos produtos que oferecemos aos nossos consumidores, e estamos comprometidos em cumprir todas as exigências regulatórias”, ressaltou.
E concluiu dizendo que: “Pedimos desculpas pelo inconveniente causado e agradecemos pela compreensão e confiança depositada em nossa marca. Caso você ainda tenha alguma dúvida ou preocupação, pedimos que entre em contato conosco pelos canais de atendimento disponíveis. Estamos à disposição para esclarecer qualquer questão adicional”, finalizou.
A saber, o lote onde a bactéria foi encontrada tem data de fabricação em 29 de março e vencimento 29 de junho, conforme a Vigilância.
Por fim, ressaltamos mais em uma vez que caso ocorreu em lote específico e a marca continua operando normalmente no mercado.