Segundo a Record, o órgão cravou a proibição contra a marca popular de frango depois da identificação de contaminação com bactéria fatal
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é responsável pelo controle de qualidade e segurança de muitos produtos no Brasil. Assim, a autarquia é uma grande amiga de todos e sempre está em ação cravando novos regulamentos.
Dessa vez, iremos tratar de confirmação da Record com proibição às pressas contra marca de frango popular, segundo informações do portal R7, jornal escrito da Record. Vale dizer que, o frango se trata de uma das carnes mais populares e acessíveis nas listas de supermercado, frequentemente presente nas refeições diárias por conta do seu custo mais baixo se comparado com outros cortes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o alimento é uma excelente fonte de nutrientes para a saúde, sendo rico em proteínas e apresentando uma menor quantidade de gorduras saturadas que a carne bovina, sendo assim uma opção saudável.
Mas, uma popular marca dos consumidores acabou sendo alvo recentemente de uma proibição pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Tudo aconteceu após um lote ter sido contaminado por uma bactéria.
A marca em questão se trata da Ave Nova, da empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda. Segundo a RESOLUÇÃO-RE Nº 587, publicada no dia (09) de fevereiro de 2024, a venda e distribuição do lote 284-2 de fígado de frango congelado, produzido no dia (06/12/2023) e com validade até (05/12/2024), acabaram sendo suspensas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, a ação de recolhimento se deu forma voluntária pela própria empresa, que detectou a bactéria Escherichia coli no lote em questão. A bactéria, para quem não sabe, pode causar infecções graves, como diarreia, vômitos e sangramentos e fortes dores abdominais, em casos mais sérios.
Os sintomas podem ser mais graves em algumas pessoas, a depender do organismo de cada um. Logo, a medida cautelar contra a substância fatal é importante para restringir os consumidores de terem problemas de saúde com o lote contaminado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
Por se trata de um caso pontual e com o recolhimento voluntário do lote afetado, a Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda continua comercializando os produtos normalmente. Segundo exposto no site da empresa, os congelados são realizados em linha Food Service, Bandejas, Pacotes, Envelopados, Temperados, Interfolhados e Industrializados; onde as aves são criadas sob alto padrão para chegarem com qualidade aos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMUNICADO DA EMPRESA
Apesar do pedido de recolhimento voluntário, até o momento desta publicação não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
O que a ANVISA faz?
A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços relacionados à saúde que existem no nosso dia a dia.
Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.