ATENÇÃO

Não perca a cabeça: Essas dicas vão resolver os seus conflitos no trabalho e te ajudarão a manter o emprego

27/07/2023 às 20h47

Por: Fernanda Sermuknis
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Dicas para resolver os conflitos no trabalho (Imagem Reprodução Internet)

Não é bom resolver nenhum problema de cabeça quente, confira como lidar com situações mais complicadas de forma mais inteligente

O local de trabalho é onde passamos a maior parte do nosso dia, por isso, saber sair de conflitos de uma forma mais amena é a melhor solução para os problemas, tanto para manter uma boa convivência com os colegas de trabalhos quanto para não ser demitido.

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Dicas para resolver os conflitos no trabalho (Imagem Reprodução Internet)

Dicas para resolver os conflitos no trabalho (Imagem Reprodução Internet)

Por isso, saber como agir em uma situação problemática te ajuda a ganhar destaque sobre as outras pessoas, além de obter o respeito e admiração de quem trabalha com você.

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Saiba o que precisa fazer para lidar melhor com os problemas em seu ambiente de trabalho:

Tenha inteligência emocional

A inteligência emocional permite que as pessoas aprendam a entender os seus sentimentos e responder de forma apropriada, para que o problema não interfira no seu dia ou na forma de agir com os outros, principalmente em situações mais críticas.

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Para adquirir essa qualidade é necessário ter muito autoconhecimento, com a finalidade de melhorar os pontos que precisa, para isso terapia é imprescindível, além de leitura sobre o assunto e meditação.

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Dicas para resolver os conflitos no trabalho (Imagem Reprodução Internet)

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Essa é uma das qualidades mais procuradas ultimamente pelos recrutadores, segundo o que aponta uma especialista, Kassandra Sá Consultora Sr. da Page Personnel no Recife:

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“Entendo que o papel do líder é primordial para auxiliar na resolução de conflitos, um líder deve ser um facilitador para o dia a dia do colaborador e se tem algo que está interferindo nisso, ele deve agir. Em momentos de conflito, o primeiro passo é ouvir os envolvidos de forma individual, ter empatia pela dor do outro e encontrar um meio termo que seja viável.”, explica.

Empregue a empatia

Essa prática é muito importante para a solução de um problema na empresa. Isso porque, se colocar no lugar do outro, pensar no que pode ter causado a frustração que levou o conflito, pode ajudar a resolver tudo de uma forma mais calma e racional.

Isso prepara o terreno para concessões e pode ajudar a evitar que um problema semelhante no local de trabalho apareça novamente. Seja você a parte envolvida no problema, ou um superior que precisa media-lo.

Tenha conversas produtivas

Falar sobre o problema com o objetivo de fazer com que o problema não se repita pode ser a parte mais difícil quando um conflito existir, isso porque se as duas etapas acima não estiverem bem assentadas, o problema pode ressurgir e ficar ainda maior.

Se você estiver envolvido, procure alguém para mediar a conversa, se for um gerente, seja você o mediador, onde vai ajudar as duas partes a entenderem tudo que aconteceu e controlarem seus sentimentos quando preciso.

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Para que tudo ocorra da melhor forma a conversa deve ser mantida com a maior paciência até que o conflito seja resolvido, pois uma das partes pode nem saber que o problema existe.

“É uma situação delicada, a abordagem precisa acontecer, mas sempre de forma individual, sem expor o outro lado, ou colocá-lo em uma situação constrangedora, a abordagem precisa ser em tom de diálogo, onde as partes possam conversar até chegar em uma solução.”, explica a especialista.

Resolução à distância

O trabalho remoto acabou criando um ambiente mais propício à gerar confusão, isso porque as interações acontecem através de e-mails ou mensagens que podem ser interpretadas de forma erradas.

Por esse motivo quando for enviar uma mensagem, tenha o dobro de cuidado e releia sempre para se certificar que o tom que está passando não vai gerar nenhum problema.

Dicas para resolver os conflitos no trabalho (Imagem Reprodução Internet)

Dicas para resolver os conflitos no trabalho (Imagem Reprodução Internet)

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Além disso, se for o gestor e precisar resolver algum conflito entre sua equipe, tente marcar reuniões online e trocar o máximo de mensagens e e-mails a fim de solucionar o problema.

” O ambiente remoto trouxe muitos benefícios, sem dúvidas, mas manter a proximidade com o time, é um dos principais desafios. Ter um canal aberto com seu time, possuir uma rotina com reuniões rápidas e assertivas, seja diariamente, ou semanalmente, onde permita que seu time tenha um momento de fala, para explanar sobre seus desafios, o que tem dificultado que a rotina flua, ajuda muito para manter essa proximidade e permitir que os envolvidos no conflito se sinta aberto e abraçado para poder expor o que incomodado.”, afirma Kassandra Sá.

 

 

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Dica

Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo das novelas e dos realities, adoro escrever sobre tudo o que acontece nas tramas, fazer resumo de capítulos e das conversas e brigas entre os confinados. Amo animais e viajar. Minha rede social: @fe.muknis

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